Rio Canoas

DIA DA ÁGUA: COMITÊ CANOAS-PELOTAS EXPRESSA OTIMISMO Destaque

22/03/2023

Neste dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água – um momento oportuno para aprofundar os debates e reflexões sobre esse bem vital para a humanidade. Neste contexto, os Comitês de Bacias Hidrográficas são atores importantes no fomento às ações de educação ambiental e ao uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

Em 2023, teve início um arrojado trabalho que pretende dar ênfase a gestão da água, contemplando cinco comitês de bacias hidrográficas de Santa Catarina: Antas e Peperi-guaçú; Chapecó e Irani; Jacutinga; Peixe e Canoas e Pelotas. Assessorado pela Universidade do Contestado (UNC), o projeto denominado Comitês de Bacias Hidrográficas Oeste está em plena atividade, abrangendo aproximadamente metade do território de Santa Catarina.

Para o presidente do Comitê Canoas-Pelotas, Altherre Branco Rosa, a principal reflexão a ser feita nesta data marcante é ‘como estamos usando este recurso?’, questão que expõe a necessidade de uma conscientização permanente sobre o impacto do bom uso da água no dia a dia de cada cidadão.

Considerada uma das maiores Bacias do estado, a Canoas-Pelotas engloba mais de 40 municípios, que se estendem em uma considerável porção territorial, havendo desafios específicos e difusos em cada parte contemplada pelo Comitê. “Alguns têm problema com a quantidade de água disponível, outros com a qualidade”, reitera.

Neste sentido, o trabalho dos Comitês em toda Santa Catarina mostra-se de grande efetividade na resolução de desafios e apresentação de propostas em benefício das águas. “Acredito que as Bacias estão mais interligadas com os seus membros, tanto da comunidade quanto do setor público e usuários. A conscientização é feita através de capacitações, diálogos e reuniões, ramificando-se em toda a sociedade”, detalha.

O presidente pondera que um olhar capaz de conscientizar sobre o uso da água é necessário. “Há um incentivo dos setores público e privado, mas ainda é muito incipiente, acreditamos que ela deva ser maior, mais consistente e de maior amplitude dentro da sociedade”, lembra.

Para 2023, um dos destaques corresponde ao projeto capitaneado pela Universidade do Contestado (UNC), que visa a operacionalização de ações nos Comitês. “Aqui o plano está em processo de implementação, e será de fundamental importância com o auxílio dos técnicos envolvidos, para visualização, norteamento e validação deste plano final”, finaliza.

Por fim, está em andamento o Plano de Recursos Hídricos (muito aguardado pelo Comitê Canoas e Pelotas).  A etapa de diagnóstico já foi concluída pela empresa HRA e foi realizada através do levantamento de dados que forneceram informações da realidade da região e questões estratégicas. As etapas seguintes fornecerão o planejamento na gestão das águas e através do Plano de Recursos Hídricos será possível orientar a sociedade no que diz respeito ao uso, recuperação, proteção, conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.