Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Capacitação do Comitê Camboriú abordará “Os desastres naturais na Bacia Hidrográfica e as soluções baseadas na natureza” Destaque

10/06/2024

No dia 26 de junho, o Comitê Camboriú, em parceria com o Instituto Água Conecta, realizará uma capacitação online e gratuita focada no tema “Os desastres naturais na Bacia Hidrográfica e as soluções baseadas na natureza”. A capacitação é aberta e tem como público-alvo  moradores da região de Camboriú e Balneário Camboriú, estudantes, profissionais da área ambiental, gestores e membros do Comitê Camboriú.

Um dos destaques do evento é a participação da Dra. Maria Fernanda Nóbrega dos Santos, Coordenadora da Câmara Técnica de Águas Urbanas da ABRHidro, que apresentará possibilidades de Soluções Baseadas na Natureza, que compreendem diferentes recursos naturais adotados mundo afora, para minimizar e evitar o impacto dos desastres naturais, tal como o manejo da água pluvial. Junto às soluções estruturais, as Soluções Baseadas na Natureza têm o potencial de mitigar riscos e oferecer uma série de benefícios às cidades. Alguns exemplos são os parques lineares e projetos de restauração das matas ciliares, que absorvem as chuvas e evitam casos de erosão e outros problemas.

Outro destaque do evento será a participação do Sargento Maykel Campestrini, que atua na Defesa Civil de Santa Catarina e apresentará a nova coordenadoria da Regional de Itajaí, bem como abordará sobre os desastres mais frequentes na região nos últimos 10 anos e as obras de prevenção e mitigação realizadas na região da Foz do Rio Itajaí.

Durante o evento, serão realizadas rodas de perguntas com os palestrantes, com a mediação do Me. Maurício Fernandes, Coordenador da Câmara Técnica do Comitê Camboriú e do Dr. Paulo Ricardo Schwingel, Presidente do Comitê Camboriú.

Confira a programação completa:

18h00 às 18h10 – Abertura

18h10 às 18h30 – O papel do comitê na gestão de desastres naturais - Dra. Camila Andréa Ramos – Instituto Água Conecta

18h30 às 19h00 – Política nacional de proteção e defesa civil - Dra. Talita Montagna – Instituto Água Conecta

19h00 às 19h15 – Novo Coredec da regional de Defesa Civil de Itajaí e a gestão do risco de desastres na região - 2° Sargento BM Maykel Artino Campestrini – Defesa Civil de Santa Catarina

19h15 às 19h45 – Perguntas 1° Bloco - Me. Maurício Fernandes – Coordenador da Câmara Técnica do Comitê Camboriú

19h45 às 20h30 – Gestão de risco de desastres em áreas inundáveis - Dr. Adilson Pinheiro – Instituto Água Conecta / Universidade Federal de Santa Catarina

20h30 às 21h15 – O manejo das águas pluviais urbanas - Dra. Maria Fernanda Nóbrega dos Santos – Associação Brasileira de Recursos Hídricos

21h15 às 22h00 – Perguntas 2° Bloco - Dr. Paulo Ricardo Schwingel – Presidente do Comitê Camboriú / Universidade do Vale do Itajaí

O papel do Comitê de Bacia em situações de Desastres Naturais

Uma questão recorrente entre os Comitês de Bacia Hidrográfica é sobre as suas formas de atuação frente às situações de desastres naturais. A nova capacitação do Comitê Camboriú, junto ao Instituto Água Conecta, abordará as inúmeras atribuições dos Comitês de Bacia associadas a este tema.

Além de atuar na prevenção e no período após os eventos, os Comitês têm o papel de articular e instigar as entidades responsáveis para a execução de políticas públicas de prevenção e resposta em eventos de desastres hidrológicos. Um exemplo de ação é a realização desta capacitação para a comunidade.

Serviço:

Capacitação Comitê Camboriú - Os desastres naturais na Bacia Hidrográfica e as soluções baseadas na natureza
Data: 26 de junho de 2024 (quarta-feira)
Local: Virtual
Inscrições Gratuitas:[https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_RsqJGpYLTmvi01VAu9Z4HLKyGa_DRO2mIgk4tFfnMu6FJw/viewform ]
Atenção: Para receber o cerificado de participação é necessário completar as atividades assíncronas.