Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Acompanhamento das obras de recuperação da ETE Nova Esperança em Balneário Camboriú Destaque

05/06/2024

No dia 15 de maio, o secretário executivo do Comitê Camboriú, Sr. Gilmar Pedro Capelari, e o Sr. Paulo Roberto Maurici, membro do Comitê e representante do Observatório Social, participaram de uma nova visita do Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras de Recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto da EMASA, ETE Nova Esperança, situada em Balneário Camboriú.

O diretor-geral da EMASA, Coronel Ronaldo de Oliveira e o diretor-técnico da empresa, Alexandre Motta, conduziram os participantes da visita pelos diferentes setores de tratamento do esgoto da unidade, e apresentaram os equipamentos em operação e os novos equipamentos que serão instalados em breve.

Nos últimos meses, a unidade tem ampliado a eficiência na operação com a recuperação da lagoa de aeração, sendo que em abril a ETE alcançou 61% de tratamento. Desde o começo do ano, a EMASA aguarda a chegada de sopradores de oxigênio importados dos EUA, cuja instalação foi iniciada no dia 22 de maio, na lagoa de aeração. “Com todas as linhas de sopradores instalados, a perspectiva é de uma eficiência, no tratamento do esgoto, acima de 80 por cento”, comenta Sr. Gilmar Pedro Capelari.

Sobre o Comitê de Acompanhamento da ETE

O Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras de Recuperação da ETE Nova Esperança é apartidário, tendo sido formado a partir de uma reunião emergencial no início de 2023, após a situação crítica do tratamento de esgoto em Balneário Camboriú. A criação do Comitê foi uma solicitação dos representantes da sociedade civil organizada, que buscou junto à Prefeitura o comprometimento para resolução do grave problema do tratamento de esgoto.

O grupo é composto por 14 membros de diferentes entidades. O presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel, e o Secretário Executivo Sr. Gilmar Pedro Capelari, são os representantes do Comitê de Bacia no Comitê Intersetorial, conforme o Decreto Municipal nº 11.179, de 08 de março de 2023.

Cabe destacar que o Comitê de Acompanhamento não tem o papel de analisar, investigar ou processar atos de funcionários, formas de contratação, ou ainda, responsabilização sobre recursos. A função principal é de acompanhamento das obras, cumprimentos dos prazos e buscas de soluções, para melhorar a qualidade da água do Rio Camboriú e tornar as praias mais limpas, salubres e próprias para banho, a partir da máxima eficiência no tratamento do esgoto.

Desde fevereiro de 2023, foram realizadas várias obras com investimento de 5 milhões de reais na unidade.

Para saber mais detalhes sobre os processos de tratamento e as obras, acesse o site da EMASA. Acompanhe as nossas publicações e saiba também mais sobre as visitas e andamento da situação da ETE Nova Esperança.