Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Momento histórico: cerimônia oficializa concessão à Águas de Camboriú para instalação de sistema de esgoto em Camboriú Destaque

19/03/2024

Termo aditivo de contrato foi assinado entre Águas de Camboriú e prefeitura de Camboriú para implantação do sistema de esgotamento sanitário no município.

No dia 15 de março, última sexta-feira, foi oficializada a assinatura do termo aditivo do contrato entre a empresa concessionária Águas de Camboriú, do grupo AEGEA, com a prefeitura do município de Camboriú. O evento marca uma importante conquista para os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e para a cidade de Camboriú, que não possui o tratamento adequado de efluentes, mesmo sendo uma das cidades que mais cresce no estado. O termo aditivo de contrato prevê um investimento de R$ 300 milhões em um período previsto de 10 anos. A Águas de Camboriú já é responsável pela distribuição de água tratada na cidade e agora fará a gestão do esgotamento sanitário.

O novo sistema deve contar com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para processar 210 litros de esgoto por meio do Sistema Terciário de Lodo Granulado Aeróbio. A estimativa é que sejam instalados 500 quilômetros de tubulações nos bairros de Camboriú, que coletarão os efluentes de residências, comércios e edifícios. O projeto também conta com 31 estações elevatórias, responsáveis por bombear os efluentes na cidade para a ETE, além da gestão pela empresa de algumas das 21 ETEs de loteamentos e condomínios de Camboriú.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Clube Maria’s, localizado em Camboriú, e contou com a presença de vários representantes do legislativo de Camboriú e Balneário Camboriú, secretários municipais, sociedade civil organizada e outras autoridades. Estiveram presentes compondo a mesa de cerimônia a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb; o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen; o vice-prefeito de Camboriú, Júnior Cardoso; a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meireles; o presidente do Comitê Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel; o deputado Estadual, Carlos Humberto; o vice-presidente da empresa Aegea Saneamento, Leandro Marin; o Cel. Julimar Dagostin, Chefe de Gabinete do prefeito de Balneário Camboriú; o Secretário de Saneamento Básico de Camboriú, José Pedro Costa; o Presidente do Sinduscon, Marco Alberton; o presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), João Carlos Grando, entre outras autoridades.

Além do presidente do Comitê Camboriú, outros membros do comitê estiveram presentes, como o secretário executivo Gilmar Pedro Capelari, Mauricio Fernandes do CREA SC e Alana Lassen da Águas de Camboriú, bem como a presidente do Instituto Água Conecta (entidade executiva do comitê) e as consultoras Aline Antunes e Débora Brasiliense Ferreira.

Tratamento adequado de esgoto e a despoluição do Rio Camboriú

O presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel, abriu a cerimônia e abordou os desafios para a implantação do sistema de tratamento de esgoto nos últimos anos em Camboriú, além da importância do empreendimento para despoluir as águas da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, e seu rio principal, o Rio Camboriú.

“O Rio Camboriú é um dos rios mais poluídos do planeta! Uma publicação científica de 2022 indica que ele está entre os 1000 rios mais poluídos do mundo. E por que ele está tão poluído? São vários motivos, mas basicamente por duas questões: a primeira é a falta de saneamento básico na cidade de Camboriú, e o segundo motivo é a baixa eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto de Balneário Camboriú. Hoje há coleta de 100% do esgoto em Balneário Camboriú, mas que não é tratado completamente”, destacou o Dr. Paulo Ricardo Schwingel.

O presidente do Comitê Camboriú também destacou a necessidade de Balneário Camboriú e Camboriú pensarem a gestão hídrica de forma conjunta a partir da Bacia Hidrográfica, uma vez que o rio é estadual e não pertence a nenhum dos municípios. Em adição, o presidente ressaltou a importância de a concessionária Águas de Camboriú participar ativamente no Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú, “pois investir na produção de água é investir no seu próprio negócio”.

Crescimento populacional na região reforça a importância do saneamento

Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022, o município de Camboriú conta com mais de 103 mil habitantes. O número representa um crescimento de 65% em relação ao censo anterior de 2010. Atualmente, o município é o 14º maior do estado, com a terceira maior população entre as cidades da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). Além disso, a região atrai constantemente turistas e viajantes que passam temporadas prolongadas, com destaque para o período de veraneio.

Com o crescimento da população, torna-se crucial implantar uma rede coletora e de tratamento de esgoto. Atualmente, parte do esgoto de Camboriú é tratado no modelo individual com fossas sépticas (mas que demandam manutenção e fiscalização adequada) e outra parte acaba sendo encaminhada para o rio ou o mar, de forma totalmente irregular. Além do evidente aspecto ambiental, a falta de tratamento de esgoto tem um grande impacto financeiro, imobiliário e principalmente na saúde da população.