Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Realizada primeira assembleia do ano do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú Destaque

14/03/2024

No dia 29 de fevereiro aconteceu a primeira assembleia do grupo gestor do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú. O Presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel e a Eng. Rafaela Comparim Santos, representante da EMASA no Comitê Camboriú e coordenadora do Projeto, participaram da reunião virtual.

No encontro foi apresentado o relatório anual de atividades de 2023 e discutido sobre a renovação do Acordo de Cooperação entre o Projeto Produtor de Água e as instituições que formam seu grupo gestor, sendo elas:

• EMASA;

• Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú;

• Prefeitura Municipal de Camboriú;

• Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (atual SEMAE);

• Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC);

• Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC);

• Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas;

• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense; e,

• Águas de Camboriú Saneamento SPE S.A.

Na Assembleia também foi apresentado o trabalho sobre “Avaliação da eficácia do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú (SC) no período de 2018-2022” pela Engenheira Luiza Biondo, que identificou uma evolução positiva dos indicadores de conservação, restauração, vistorias, gestão e monitoramento hidrológico.

Por fim, a coordenadora do Projeto Produtor de Água, Rafaela Comparim Santos, informou que foi assinado o contrato com uma nova entidade executiva, e desta forma, em breve o Projeto terá o apoio da empresa contratada na execução das atividades.

Sobre o Projeto Produtor de Água

O Comitê Camboriú participa do Projeto desde sua criação em 2009, o qual é uma iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú – EMASA, com base na Lei Municipal n° 3.026, de 26 de novembro de 2009, tendo por objetivo desenvolver instrumentos para garantir a conservação dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando produtores rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades.

Acompanhe as publicações do Comitê Camboriú e saiba mais sobre as atividades realizadas e participação em eventos.