Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Governador de SC assina Licença Ambiental Prévia do Parque Inundável Multiuso Destaque

20/11/2023

Governador de SC assina Licença Ambiental Prévia do Parque Inundável Multiuso

Na tarde da última terça-feira, dia 14 de novembro, na Câmara Municipal de Camboriú, o governador Jorginho Mello e a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sra. Sheila Meirelles, autorizaram a Licença Ambiental Prévia (LAP) para o projeto do Parque Inundável Multiuso, a ser construído no município de Camboriú. A solenidade contou com a presença do Prefeito de Camboriú, Dr. Élcio Kuhnen, políticos, representantes da sociedade civil, comunidade e o diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA, proponente do projeto), Sr. Douglas Beber Rocha. O Presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel, e o Eng. Felippo Brognoli, representante da EMASA no Comitê e autor do projeto original, também marcaram presença.

O principal objetivo do Parque é regular a vazão do Rio Camboriú e controlar as enchentes na bacia, através da reservação da água da chuva. Este projeto, que já foi validado pelo Prof. Dr. Carlos Tucci, referência nacional na área de recursos hídricos, é apoiado pelo Comitê Camboriú desde 2010, e foi definido como a alternativa mais viável para solucionar a problemática de disponibilidade hídrica e cheias na bacia hidrográfica.

Segundo o Presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel, que também é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), estudos científicos apontam para uma crise hídrica na bacia a partir de 2025, onde a demanda por água será maior que a sua disponibilidade. O Presidente acrescenta que, “a emissão da licença representa o resultado de mais um trabalho importante conduzido pela equipe técnica do IMA para garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais no estado, sendo fundamental para que o Parque possa cumprir o papel de minimizar os impactos dos períodos de estiagem e cheias do Rio Camboriú”.

Após o cumprimento das condicionantes da LAP, deste projeto apontado como uma ação emergencial no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas desde 2018, os próximos passos são a obtenção das Licenças Ambientais de Instalação e Operação, bem como recursos financeiros para o financiamento da obra.