Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Nova assembleia do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú Destaque

14/03/2023

No dia 23 de fevereiro, aconteceu a primeira assembleia do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú. O projeto, criado em 2009, é uma iniciativa da EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, e tem como foco a conservação e restauração das matas ciliares e áreas sensíveis da Bacia, por meio de pagamento por serviços ambientais e práticas integradas de conservação e recuperação. Na reunião foi discutida a situação sobre a cachoeira do salto e as estradas rurais, além de ocorrer a apresentação de relatório 2022 e outras ações.

Sobre o Projeto Produtor de Água

O Comitê Camboriú participa do Projeto Produtor de Água desde o seu início, inclusive tendo uma participação direta na estruturação e aprovação por diferentes organismos associados. Dentro do Grupo Gestor do Projeto o Comitê Camboriú é representado pelo titular Paulo Ricardo Schwingel (Presidente do Comitê Camboriú) e suplente Gilmar Pedro Capelari (Secretário Executivo do Comitê).

O Grupo Gestor do Projeto Produtor de Água, coordenado pela EMASA, é composto ainda pelas seguintes instituições:
- ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico;
- Águas de Camboriú;
- ARESC – Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina;

- Comitê Camboriú;
- FUCAM – Fundação do Meio Ambiente de Camboriú;
- IFC – Instituto Federal Catarinense;
- PMA – Polícia Militar Ambiental;
- PMBC – Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú;
- PMC - Prefeitura Municipal de Camboriú;
- SDE – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina;
- SITRUC – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú;
- TNC – The NatureConservancy.