Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Comitê Camboriú e entidades da região se reúnem com prefeito para discutir ações emergenciais Destaque

10/03/2023

O grave cenário do tratamento de esgoto no município de Balneário Camboriú foi discutido na semana passada (dia 28/02) pelas entidades da sociedade civil organizada (Observatório Social, OAB, Acibalc, Sindisol, Conseg e Sindilojas), Comitê Camboriú, secretariado municipal, vereadores e o prefeito Fabrício Oliveira.

O encontro teve como resultado a definição de um plano de reestruturação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Nova Esperança,para colocá-la em funcionamento adequado até o início da temporada 2023/2024, bem como a criação de uma comissão para o acompanhamento do cronograma e desenvolvimento de obras, estando o Comitê Camboriú representado nesta comissão pelo seu Presidente Dr. Paulo Ricardo Schwingel. Nesta reunião, além de seu Presidente, o Comitê Camboriú esteve representado pelo seu Secretário Executivo Sr. Gilmar Pedro Capelari.

Entenda a situação

Há meses, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Nova Esperança, gerida pela EMASA, está com graves problemas técnicos, com ênfase na lagoa de aeração que, de acordo com os relatórios do IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Santa Catarina, estão prejudicando seriamente a qualidade da água que chega para ser tratada pela unidade.

Para evitar um cenário ainda mais grave no próximo período de veraneio, as entidades estão requerendo aos governantes e órgãos locais a tomada de ações emergenciais.

Observatório Social e Entidades de Balneário Camboriú

No dia 02 de fevereiro aconteceu uma vistoria na ETE, organizada pelo Observatório Social, com a participação do Comitê Camboriú, Comissão do Meio Ambiente da OAB/BC e do IMA (Instituto do Meio Ambiente), sendo constatado “in loco” a grave situação da Estação.

No dia 16 de fevereiro, em uma reunião plenária, realizada pelo Observatório Social Social de Balneário Camboriú e entidades de Balneário Camboriú (OAB, Acibalc, Sindisol, Conseg, Sindilojas e Comitê Camboriú), foi apresentado pelo técnico do IMA (Instituto do Meio Ambiente) um relatório que comprova a ineficiência no tratamento de esgoto pela EMASA na ETE no bairro Nova Esperança. Como resultado deste encontro, vários encaminhamentos foram aprovados, dentre eles, a convocação de uma reunião com o Prefeito Fabricio Oliveira, a qual aconteceu no dia 28.

Em posicionamento oficial, o Observatório Social indicou que os representantes da sociedade civil organizada ficaram “confiantes da responsabilização e conscientização do poder público sobre a questão e do comprometimento do Prefeito na solução do problema”.