Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

COMITÊ RIO CAMBORIÚ REALIZA V SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA PARA DEBATER A GESTÃO DA ÁGUA Destaque

10/05/2018

Como garantir a segurança hídrica foi o tema do V Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, realizado nessa quarta-feira (09/05). O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre estudantes, professores e profissionais da área ambiental no Teatro do Instituto Federal Catarinense.

O objetivo foi aproximar a comunidade das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú das discussões sobre a gestão dos recursos hídricos, tão importantes para a manutenção da vida e para as atividades econômicas da região. “A água é um bem público, ninguém é dono da água e quem tem que decidir qual a melhor solução para a água é a sociedade, daí a importância desse tipo de evento. A sociedade, o poder público e os usuários de água devem debater e buscar uma solução para a crise hídrica que temos na nossa bacia,” pontuou Gilmar Pedro Capelari, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

Um dos assuntos apresentados no simpósio foi o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Camboriú que está sendo elaborado pela Fundação Certi. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, Vinicius Ternero Ragghianti, está sendo um desafio fazer um plano para uma bacia com inúmeras características. “A bacia do Rio Camboriú tem grande uso rural, urbano, problemas de saneamento e atividade industrial, por isso foi um desafio conciliar os interesses diversos em um pequeno espaço, mas ao mesmo tempo foi muito gratificante pois estamos chegando no final da elaboração do documento, na etapa E, que já passou por uma revisão de acompanhamento,” explica Vinicius.

Durante o simpósio também foi realizada uma mesa de debate com o vice-presidente do Comitê Rio Camboriú,Ênio Faqueti, o gerente de planejamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rui Batista Antunes e os prefeitos de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira e de Camboriú, Élcio Rogério Kuhnen, sobre o Pacto pelo Rio Camboriú, assinado em 2017.

“Falar da água é falar da nossa subsistência. O Rio Camboriú une as duas cidades, alimenta as duas cidades. Por isso toda essa discussão torna-se importante quando a sociedade civil também participa. Essas ações precisam ser potencializadas e apontar resultados positivos, como já está acontecendo, a exemplo do Parque Inundável Multiuso, tratativas, decretos e projetos oriuntos da união dessas duas cidades na busca pela qualidade, recuperação e manutenção do rio”, reforçou Fabrício Oliveira.

Já o prefeito de Camboriú pontuou que o evento é mais um passo importante na busca de alternativas para a gestão da água. “Nossa preocupação não é só com a poluição do rio, mas também com a prevenção, por isso a importância de ter um estudo técnico extremamente confiável para ajudar nas diretrizes. Estamos aqui para aprender, tomar as decisões corretas e avançar nos objetivos, entre eles não passar por uma crise hídrica na nossa região,” disse Élcio Rogério Kuhnen.

O simpósio encerrou com um painel sobre as alternativas para a segurança hídrica com Liara Rotta Padilha, presidente da Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Felippo Brognoli e Rafaela Comparim Santos, engenheiros sanitaristas da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, Jurandir Largura, representante da Igreja Católica e Gabriel Balparda Fasola, coordenador de operações da Águas de Camboriú, tendo como mediador o ex-presidente do Comitê Rio Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel.

Foram debatidos a elaboração do Plano de Recursos Hídricos, o Parque Inundável Multiuso do Rio Camboriú, o Projeto Produtor de Água, o Projeto Rios e o uso consciente dos recursos hídricos. “Esse evento é um marco anual do Comitê no seu principal trabalho que é colocar na pauta das prefeituras, dos usuários de água, da sociedade civil a gestão dos recursos hídricos. Cada ano o evento tem um tema diferente o que fortalece as discussões e aproxima o Comitê da sociedade,” reforçou Liara.

Os participantes do evento ainda puderam prestigiar uma exposição de trabalhos feitos por alunos da rede municipal de Camboriú e de Balneário Camboriú em conjunto com os programas de educação ambiental Terra Limpa e Tatu. O V Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú foi promovido pelo Comitê Rio Camboriú, com parceria do governo do estado de Santa Catarina, Instituto Federal Catarinense, UDESC, UNIVALI e Espaço Panaceia, que fez a gestão adequada de todos os resíduos gerados no evento.

Por Rokelly Pierozan, jornalista