Rio Araranguá

Dados do Cisam-Sul vão contribuir para diagnóstico das águas subterrâneas da região Destaque

21/07/2023

Projeto foi apresentado pelo ProFor Águas Unesc a municípios consorciados em evento, na manhã desta quinta, em Orleans

As condições das águas subterrâneas na região sul catarinense – sua quantidade e qualidade -serão levantas a partir de diagnóstico a ser realizado com o apoio do Cisam-Sul (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental). Com objetivo de engajar os municípios consorciados nesse estudo, o ProFor Águas Unesc - projeto por meio do qual a Universidade desempenha atualmente o papel de Entidade Executiva dos comitês de bacia hidrográfica do sul catarinense - participou de reunião do Consórcio, na manhã desta quinta-feira, em Orleans. Na oportunidade, foram detalhados os aspectos que deverão ser trabalhados no diagnóstico, cujos dados serão repassados pelas autarquias locais responsáveis pelo saneamento e agências de regulação.

O estudo vai utilizar dados secundários, devendo dimensionar a situação dos poços no tocante à sua localização, profundidade, vazão, entre outros elementos. E no tocante à água, vai considerar diversos parâmetros como pH, turbidez e nutrientes (nitrato, nitrito, amônia, nitrogênio, fósforo e fosfato). “Trata-se de uma importante parceria para os municípios, pois sabemos que a água é uma questão muito sensível e podemos nos antecipar a problemas futuros com a sua disponibilidade”, afirmou o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, que preside o Cisam-Sul.

O superintendente do Cisam-Sul, Antônio Willemann, destacou a necessidade dos municípios consorciados em colaborarem para um processo muito positivo à população regional. “Com a participação dos municípios na disponibilização das informações, vamos criar uma excelente condição para fazer gestão hídrica e garantir água de qualidade a todos”, disse. Por sua vez, o coordenador geral do ProFor Águas, professor Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, agradeceu a solicitude do Consórcio com a qual acolheu o pedido de colaboração, enfatizando a relevância da parceria na perspectiva de construção de uma efetiva governança à gestão hídrica.

“O nosso projeto, em desenvolvimento com fomento da Fapesc (Edital 32/2022) e supervisão da equipe técnica da Diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, tem exatamente esse escopo de promover articulação e cooperação institucional com importantes organismos, como o Cisam-Sul, devendo gerar resultados que vão trazer benefício a toda a região em relação à questão hídrica, ao permitir a adoção de políticas estratégicas na área”, analisou Menezes, que é coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do qual o ProFor Águas Unesc está vinculado.

O diagnóstico das águas subterrâneas das bacias hidrográficas da região, que também contará com o apoio do SGB-CPRM (Serviço Geológico do Brasil), é um dos objetivos do ProFor Águas Unesc, além do suporte técnico e científico aos comitês da bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, da bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e da bacia do Rio Urussanga. O Cisam-Sul vai colaborar ainda no desenvolvimento de outro projeto, voltado ao diagnóstico do saneamento básico na bacia do rio Tubarão e Complexo Lagunar. No encontro desta quinta, além de Menezes, a equipe técnica do projeto contou com a participação do seu coordenador técnico, José Carlos Virtuoso, e dos técnicos em Hidrogeologia Marciéli Frozza (geóloga) e Sérgio Luciano Galatto (engenheiro ambiental).