Rio Araranguá

Comitê Araranguá/Mampituba acompanha projeto de revitalização da Lagoa do Sombrio Destaque

13/07/2023

Iniciativa dos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota visa desassorear parte do manancial que se encontra nesses territórios

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e o ProFor Águas Unesc estão acompanhando o projeto de revitalização da Lagoa do Sombrio. Uma reunião já foi realizada e contou com a presença da prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, e do diretor de Meio Ambiente do município, Edmilson Pereira Colares, bem como representantes do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, instituição de ensino responsável pela elaboração do projeto e estudos ambientais.

Em conjunto, as cidades de Sombrio e Balneário Gaivota têm o objetivo de desassorear parte do manancial que se encontra no perímetro desses territórios e promover a revitalização ambiental e paisagística na orla da lagoa. Neste momento inicial, o Iparque apresentou o Termo de Referência para o estudo de impacto ambiental da dragagem da Lagoa do Sombrio, o qual já está aprovado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Além disso, foi discutida em reunião a próxima etapa do projeto, que corresponde à elaboração do estudo de impacto ambiental da dragagem nas áreas da Lagoa do Sombrio dentro dos dois municípios.

Para a prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, este é um primeiro e grande passo, fruto da união entre as gestões municipais e o Iparque/Unesc. “A elaboração deste projeto e sua concretização revitalizará uma área de mais de 5 km² (500 hectares), trazendo mais vida à nossa Lagoa, estimulando o turismo, a pesca artesanal e valorizando toda a biodiversidade. Aguardaremos a nova etapa deste processo, que é a contratação do estudo de impacto ambiental e do projeto executivo de dragagem da lagoa, para encaminharmos este grande investimento no futuro próximo do nosso povo”, afirma.

A presidente do Comitê Araranguá/Mampituba, Eliandra Gomes Marques, representou o órgão durante a reunião; bem como representantes do ProFor Águas Unesc, a gestora ambiental Ana Paula Matos e o técnico em hidrogeologia Sérgio Galatto, que é o coordenador do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA) do Iparque/Unesc.