Rio Araranguá

Comitê Araranguá/Mampituba participará do Comitê Técnico-Científico da Defesa Civil Destaque

12/07/2023

Órgão criado para Região Carbonífera também conta com participação de representantes da segurança pública e universidades

A Defesa Civil Regional definiu os membros que farão parte do Comitê Técnico-Científico de Assessoramento da Defesa Civil Regional e, entre eles, está o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba. Além do órgão, outros representantes da segurança pública e universidades do Sul catarinense também comporão o grupo.

Conforme o secretário-executivo do Comitê, Maurício Thadeu Fenilli de Menezes, o órgão estará assessorando tecnicamente nas atividades de prevenção e resposta aos desastres naturais, principalmente os hidrológicos, que envolvem enchentes, inundações e alagamentos. “É uma excelente oportunidade, principalmente por envolver o meio ambiente e, consequentemente, nossa bacia”, destaca ele.

Normalmente, Comitês do gênero são montados exclusivamente com universidades. No entanto, de acordo com o coordenador regional da Defesa Civil e gestor do Comitê Técnico Científico, Rosinei da Silveira, neste caso, haverá a inclusão de profissionais de outras entidades, como as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e as universidades, como a Unesc, UniSatc, Senac, IFSC e a Universidade Aberta do Brasil.

Próximas etapas

As reuniões acontecem a cada dois meses, para trocas de experiências e avaliações. Em setembro haverá um novo encontro e, em outubro, deverá ser realizada a Semana de Prevenção em Desastres Naturais, com palestras e cursos destinados ao público de interesse.