Rio Araranguá

Usuários de água da bacia começam a ser ouvidos

19/02/2014
Encontros municipais para discutir o Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá serão realizados de segunda a sexta-feira, 24 a 27 de fevereiro, em Siderópolis, Treviso, Araranguá, Maracajá, Içara, Criciúma e Timbé do Sul. Acompanhe a agenda clicando: http://www.aguas.sc.gov.br/sirhsc/agenda_visualizar_lista.jsp?idEmpresa=18

Nos encontros, aguarda-se a participação dos prefeitos, presidentes das entidades de classe e representantes das instituições governamentais das localidades, presidentes das Câmaras de Vereadores e demais atores com poder de mobilização social, os quais estão sendo convidados pessoalmente pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

“O conjunto de diretrizes, metas e programas que integram o plano serão constituídos com um amplo processo de mobilização e participação social”, relata o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Edison Lima.

O plano de recursos hídricos, financiado pelo Banco Mundial, através do Programa SC RURAL, coordenado e fiscalizado pela SDS e acompanhado pelo Comitê Araranguá, é o instrumento de planejamento onde se determina como conservar, recuperar e utilizar os recursos hídricos a partir de orientação, diretrizes, ações e atividades, estabelecendo algumas normas e regras de usos da água, definindo os objetivos para o futuro das águas da bacia e para o desenvolvimento da região. O plano do Rio Araranguá orientará a gestão das águas nos 16 municípios da bacia.