Rio Araranguá

Comitê da Bacia do Rio Tijucas se reúne com lideranças do município de Tijucas em prol da Mata Ciliar

20/02/2014
Representantes da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Sindicato de Trabalhadores Rurais, EPAGRI e Conselho de Desenvolvimento Rural do município de Tijucas estiveram reunidos com membros da Diretoria e Equipe Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas na tarde desta quinta-feira (20/02), na Câmara de Vereadores do município. O assunto da pauta foi a situação das matas ciliares de Tijucas e o Cadastro de Recuperação da Mata Ciliar.
Segundo Adalto Gomes, presidente do Comitê, “O município de Tijucas tem cerca de 61% de suas matas ciliares degradadas, sendo um dos piores índices de devastação da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas”. “Isto se reflete em perdas de terras por parte dos proprietários de áreas em beiras de rios e na má qualidade de nossas águas”, lembrou ainda o presidente da entidade.
Por essa razão, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas pretende cadastrar todos os proprietários de terras degradadas em margens de rios, cachoeiras, cursos d´água e nascentes que desejam recuperar a mata ciliar. A partir deste Cadastro, o Comitê buscará apoio material e orientará tecnicamente a recuperação destas áreas, de maneira a beneficiar proprietários e o meio ambiente como um todo.
As lideranças do município de Tijucas presentes na reunião firmaram parceria com o Comitê nesta iniciativa e atuarão de maneira conjunta para divulgar e incentivar a participação no Cadastro de Recuperação da Mata Ciliar. Como primeira deliberação já ficou marcada a participação do Comitê da Bacia do Rio Tijucas na próxima reunião da Diretoria do Sindicato de Trabalhadores Rurais e do Conselho de Desenvolvimento Rural do município para apresentação do Cadastro de Recuperação da Mata Ciliar. Estas reuniões devem ocorrer no próximo mês de março.
O Cadastro de Recuperação da Mata Ciliar abrange os municípios de Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Leoberto Leal, Rancho Queimado, Angelina, Major Gercino, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Interessados podem se cadastrar ou obter mais informações no site www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas ou no tel. (48) 3263-6563.