Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Membros da Câmara de Gestão de Crise Hídrica participam da última reunião do ano Destaque

19/12/2023

No dia 13 de dezembro, membros da Câmara de Gestão de Crise Hídrica nas Bacias Hidrográficas do Rio Chapecó e do Rio Irani (CTCH), se reuniram por videoconferência na última reunião do ano, que foi conduzida pelo Relator, Sr. Arceli Nicolodi.

Dentre os itens de pauta, foi apresentado pelo Dr. Eduardo Lando Bernardo, o projeto:  Identificação dos conflitos nas áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do Rio Retiro - Chapecó/SC., cujo objetivo principal foi identificar os conflitos nas áreas consolidadas, de reserva legal, e remanescente de vegetação nativa.

O projeto já havia sido apresentado brevemente na última Assembleia Geral Ordinária do Comitê Chapecó, que aconteceu no dia 09 de novembro deste ano. No entanto, naquele momento, o trabalho não estava totalmente concluído. A apresentação na íntegra foi uma oportunidade de socialização de muitos dados relevantes correspondentes à Bacia do Rio Retiro, e despertou interesse para os membros da CTCH, que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas e propor sugestões para incrementação dos dados, como por exemplo a inclusão de cadastros de usuários de água local.

Segundo Dr. Eduardo, todas as sugestões foram muito pertinentes, e ainda que o projeto esteja em escala piloto, revela que a quantificação territorial dos conflitos de interesse em Bacias Hidrográficas é extremamente importante, pois pode fornecer subsídios para implementação de programas de restauração florestal das áreas na dimensão da bacia hidrográfica e não somente de uma propriedade específica. Além disso, possibilita também a implementação e propostas para criação de mercado e crédito florestal e a elaboração de Banco de dados geoespacial.

Nos assuntos gerais, os membros discutiram sobre os objetivos principais relacionados à gestão da crise hídrica e da importância da CTCH avançar nas discussões e nas ações que preveem amenizar conflitos em épocas de eventos climáticos extremos, principalmente com a estiagem.