Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Planejamento de ações para 2024 foi pauta da reunião da Câmara Técnica do Rio Uruguai Destaque

19/12/2023

Na tarde de terça-feira, dia 12 de dezembro, os membros da Câmara Técnica em Apoio à Criação do Comitê do Rio Uruguai (CTRU), juntamente com a presidência do Comitê Chapecó e Irani estiveram reunidos por meio de videoconferência para debaterem assuntos relacionados ao Edital de nº 01/2023.

Na oportunidade, os principais temas tratados foram: Escolha do Coordenador e Relator da Câmara Técnica;   Planejamento de ações para 2024 e alguns assuntos gerais. Em votação aberta, foi eleito como coordenador da CTRU, o Senhor. Renato Muniz da Silva, atual Gerente de Desenvolvimento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Na vaga de Relatora, assume a Srta. Beatriz Cervinski, representante da Cooperativa Agroindustrial Alfa (COOPERALFA). O novo Coordenador e a Relatora da Câmara Técnica agradeceram os votos de confiança, que foram depositados e colocaram-se à disposição para alinhar os trabalhos do próximo ano, deixando agendada para fevereiro a próxima reunião da CTRU. Já com previsão de um item de pauta: apresentação da lista de pré-requisitos para Criação do Comitê do Rio Uruguai.

Dentre os assuntos gerais, o presidente do Comitê Chapecó e Irani convidou a todos para o 1º ERCOB Sul 2024, organizado pelos Fóruns Paranaense, Catarinense e Gaúcho que será realizado nos dias 20,21 e 22 de março de 2024 em Florianópolis – SC. Segundo Clenoir Antônio Soares, o evento será uma grande oportunidade para muitas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento dos Comitês de Bacias da região Sul. Há também uma mobilização da coordenação para que os membros das Câmaras Técnicas participem do encontro.

“A Câmara Técnica vem em momento importante para fortalecer a retomada das tratativas em buscar formar o CBH Rio Uruguai, onde envolvem cinco Comitês de Bacias Hidrográficas catarinenses e 11 Comitês gaúchos. Neste ano que teremos o ERCOB SUL em março de 2024, uma das reuniões será trabalhar os rios que envolvem a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)  e, neste caso, membros da CT Uruguai devem estar presentes nas discussões e planejamento”, destaca Clenoir.