Rio Tijucas

Câmara Técnica Consultiva realiza 1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Saneamento Rural Destaque

02/04/2024

Nessa quarta-feira, dia 27 de março, a Câmara Técnica Consultiva do Comitê Tijucas e Biguaçu realizou a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Saneamento Rural. Durante o encontro, a equipe do Instituto Água Conecta, Entidade Executiva, apresentou o estudo “Esgoto Doméstico: Tratamento Individual, Benefício Coletivo”, com Diretrizes para Implementação de Sistemas Individuais de Tratamento de Esgoto em Zonas Rurais.

O projeto aborda caminhos possíveis para ampliação no tratamento de esgoto nas zonas rurais, assim como núcleos populacionais com baixo adensamento populacional, com apresentação de modelos e soluções específicas, bem como propostas de educação ambiental para conscientização dos usuários dos sistemas.

A partir do uso de fossas sépticas e outros modelos de tratamento, os municípios podem alcançar as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que visa a universalização dos serviços de saneamento básico, com 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. Na reunião, foram apresentadas iniciativas locais, com casos de sucesso na aplicação do esgoto doméstico em Santa Catarina, como nos municípios de Jaraguá do Sul, Indaial e Dona Emma.

Primeiras impressões e próximos passos

Os membros do Grupo de Trabalho elogiaram a proposta do “Esgoto Doméstico: Tratamento Individual, Benefício Coletivo” e a apresentação realizada. Nas próximas semanas, o documento será analisado e as considerações serão reunidas em um parecer virtual. Depois, o material deve ser aprovado pela CTC na próxima reunião prevista para 24 de abril, e posteriormente deve ser aprovado pela Assembleia Geral.

“‌O comitê terá um documento operacional importante para diálogo com os municípios que queiram promover melhorias visando o atingimento das metas do Novo Marco do Saneamento”, destacou Danilo Funke, coordenador da CTC e Presidente do Comitê.

Acompanhe as publicações do Comitê Tijucas e Biguaçu e saiba mais detalhes do projeto e outras ações realizadas.

#comitetijucasebiguacu #saneamentorural