Rio Tijucas

Encaminhamentos da Carta de Intenções para a Sustentabilidade da Extração de Areia são discutidos pelo GT da Mineração Destaque

17/11/2023

Nesta terça-feira, 14 de novembro, o Grupo de Trabalho Extração Mineral em Leito de Rio da Câmara Técnica Consultiva (GT Mineração de Areia) do Comitê Tijucas e Biguaçu se reuniu para avaliar o Workshop da Extração de Areia em Leito de Rio na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas: Desafios e Oportunidades Sustentáveis e definir seus encaminhamentos.

O evento, que foi organizado pelo GT, ocorreu em 23 de outubro, em São João Batista, reunindo diferentes atores envolvidos com a extração de areia em leito de rio na região e no seu fim, firmou uma Carta de Intenções para a Sustentabilidade da Extração de Areia na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

O grupo definiu várias estratégias para que esta Carta de Intenções seja implementada, com o destaque para o diálogo com os órgãos licenciadores e fiscalizadores da atividade e a articulação para a concepção do Plano Diretor de Mineração da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

“Ficou evidente no evento, que não existe uma padronização na emissão das licenças ambientais de operação da extração de areia em leito de rio entre as diferentes regiões do estado e queremos dialogar com os órgãos responsáveis, para que as normas sejam cumpridas”, afirmou Danilo da Silva Funke, coordenador da Câmara Técnica do Comitê Tijucas e Biguaçu.

Os encaminhamentos propostos serão submetidos à aprovação da Assembleia Geral do Comitê Tijucas e Biguaçu, que deve se reunir na Univali de Tijucas, na tarde do dia 30 de novembro. Sendo aprovados pela Assembleia Geral, esses encaminhamentos serão colocados em prática.

Acompanhe as notícias do Comitê Tijucas e Biguaçu e fique por dentro de todas as novidades!

#comitetijucasebiguacu