Rio Tijucas

Entidades discutem elaboração de estudo integrado sobre o impacto das cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Destaque

11/07/2023

Foi realizada hoje, dia 10 de julho, uma reunião na Prefeitura de São João Batista, para tratar da concepção de um estudo relacionado ao impacto das cheias e possíveis ações mitigatórias, de forma integrada entre todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Participaram do encontro, representantes das prefeituras de São João Batista, Nova Trento e Canelinha, além do Instituto Água Conecta (Rúbia Girardi, Aline Luiza Tomazi, Adilson Pinheiro), Comitê Tijucas e Biguaçu (Marlon Bruno Nicoletti, Fernanda Brasil Duarte, Rubens Ribeiro dos Santos, secretário executivo do Comitê e Danilo Funke, presidente do Comitê). Além do prefeito de Canelinha Diogo Maciel, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Granfpolis e outros representantes.

Conforme destaca a diretora-executiva da Fundação do Meio Ambiente de São João Batista (FUMAB) e membro do Comitê Tijucas e Biguaçu, Fernanda Brasil Duarte, a realização deste estudo, de forma conjunta entre os municípios da Bacia, é fundamental para apresentar propostas para reduzir os impactos de futuras cheias. E, também, embasar os setores técnicos dos municípios no que se refere à viabilidade de empreendimentos em áreas inundáveis da Bacia, permitindo, desta forma, o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

Como encaminhamento, os participantes buscarão formas de captação de recursos para viabilizar a realização deste estudo.

Acompanhe as nossas publicações e saiba mais sobre as ações do Comitê Tijucas e Biguaçu.

#comitetijucasebiguacu #comitedebacias