Rio Tijucas

Comitê Tijucas apresenta palestra e projeto na 82ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR Brusque

16/09/2012
Djalma Bitencourt, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, falou aos conselheiros sobre sustentabilidade e apresentou o projeto “Identificação dos fatores responsáveis pela erosão dos taludes ripários no Médio Vale do Rio Tijucas, no município de São João Batista, por meio da caracterização de áreas vulneráveis”, aprovado por unanimidade pelo conselho.
Na sexta-feira (14), Major Gercino sediou a 82ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque. Os trabalhos foram presididos pelo diretor geral da SDR, Valdir Wilke, e direcionados para a área de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Djalma Bitencourt, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, falou aos conselheiros sobre sustentabilidade. Segundo ele, o tema é formado por três pilares: o econômico/financeiro, o ambiental e o social. O pilar social leva em consideração as políticas de responsabilidade social da organização. Já o econômico/financeiro trata da sustentabilidade dos negócios das organizações, que devem buscar o lucro e a remuneração do capital. E o ambiental, diz respeito ao uso racional dos recursos naturais e maximização dos impactos ambientais positivos no ciclo de vida dos produtos e serviços. A organização deve se preocupar também com os impactos ambientais positivos e negativos de sua atividade.
Atualmente, os modelos de gestão sustentável que englobam esses três aspectos são encontrados nas normas ISO 9001(Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão do Meio Ambiente), OHSAS, ISO 16001 e ISO 26001 (Gestão da Responsabilidade Social).
Para análise do CDR, foi apresentado o projeto “Identificação dos fatores responsáveis pela erosão dos taludes ripários no Médio Vale do Rio Tijucas, no município de São João Batista, por meio da caracterização de áreas vulneráveis”, também de autoria do Comitê da Bacia do Rio Tijucas. Entre os objetivos do projeto está o diagnóstico dos fatores responsáveis pela erosão dos taludes ripários do Rio Tijucas em São João Batista por meio de análise espacial e cruzamento de informações georreferenciadas em ambiente SIG e a proposição de medidas mitigadoras aos fatores identificados como responsáveis.
Segundo Djalma Bitencourt, houve uma grande erosão nas margens do Rio Tijucas nas últimas cheias. O problema tem se agravado pois, nos municípios de Major Gercino, Canelinha, São João Batista e Tijucas, o solo é arenoso. “Precisamos identificar o que está acontecendo e minimizar o impacto”, disse o presidente do Comitê. Os prefeitos de Major Gercino, Zelázio Dellagnollo, e de Tijucas, Elmis Mannrich, confirmaram a seriedade do problema, que tem se agravado pela extração de areia em alguns pontos. O projeto foi aprovado por unanimidade.
A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional acontecerá no mês de outubro, no município de Brusque.