Rio Tijucas

Comitê Tijucas faz avaliação positiva do mês da água na bacia

29/04/2012
"Com o tema “Mata Ciliar” o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas desenvolveu uma série de atividades durante o Mês da Água 2012, que ocorreu no período de 19 de março à 20 de abril. O início das atividades foi marcado com uma cerimônia de abertura, na Câmara de Vereadores de Itapema, onde contamos com a presença de membros da comunidade, lideranças e autoridades locais.
Durante o mês da água realizou-se o lançamento da cartilha da Mata Ciliar que, com uma linguagem simples e divertida, aborda a temática de maneira contextualizada à realidade local, por meio de uma história em quadrinhos. Os personagens, Léo e Nanda, foram inspirados nos vencedores do concurso de redação do ano de 2011 (Leonardo e Fernanda). Durante o enredo da história, o Léo e a Nanda, apresentam as Bacias Hidrográficas do Rio Tijucas, Inferninho, Itapema e Santa Luzia, o ciclo da água, as problemáticas envolvidas com a ausência da mata ciliar e a importância da preservação e recuperação das matas ciliares. Ao final, a cartilha ainda apresenta atividades para que os alunos possam fixar o aprendizado.
Durante o período de atividades foram realizadas 15 reuniões municipais em 12 municípios e 18 palestras em 13 escolas da bacia. Estima-se que mais de 2300 pessoas, dentre professores, alunos e gestores locais participaram das reuniões e palestras.