Rio Tijucas

XX ENCOB QUE ACONTECE EM FLORIANÓPOLIS DISCUTE O FUTURO DA ÁGUA Destaque

21/08/2018

Santa Catarina tem a oportunidade de sediar, pela segunda vez, o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias - ENCOB. A abertura oficial da 20ª edição aconteceu nessa segunda-feira (20/08), no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.

Até a próxima sexta-feira, o XX ENCOB vai reunir representantes do poder público municipal, estadual e federal, usuários, ONGs, universidades e todas as pessoas interessadas no tema “O Futuro da Água - Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”.

A programação do evento reúne mais de 25 atividades diferentes, entre elas palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de cases. “O ENCOB desse ano terá novos temas e novidades em relação aos encontros anteriores. Esperamos a participação da maioria dos Comitês a nível estadual e federal. Esse é um momento muito importante para discutir a gestão de recursos hídricos e uma oportunidade para as pessoas se atualizem sobre os assuntos e projetos que estão sendo executados pelos comitês de bacias no país”, explica Patrice Barzan, 2ª Coordenadora Adjunta do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Durante a semana serão discutidas e pautadas questões que envolvem a gestão, a inovação, a transparência e os desafios e oportunidades. O objetivo é integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil, destacar a importância da comunicação e mobilização nos processos de gestão das águas, visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas e discutir amplamente os compromissos e responsabilidades.

Os participantes também poderão visitar estandes do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Agência Nacional de Águas, Casan, Celesc, Cidasc, Prefeitura de Florianópolis, entre outros. Além de conhecer cases a exemplo do “Entidades Executivas de Comitês de Bacias Hidrográficas: um estudo de caso do pioneirismo em Santa Catarina” apresentado pela Associação Caminho das Águas do Tijucas - ACAT, entidade executiva dos Comitês Rio Camboriú, Cubatão e Tijucas Biguaçu.

Por Rokelly Pierozan, jornalista