Rio Tijucas

Tijucas realiza aulas de francês para recepcionar comitiva canadense

02/05/2010
No último sábado, 1º de maio de dois mil e dez, um grupo de 15 pessoas, entre integrantes do Comitê Rio Tijucas, familiares que recepcionarão a comitiva canadense em suas casas e docentes e discente da Escola de Educação Básica Cruz e Sousa, reuniram-se juntamente com a estudante do curso de Graduação em Letras Estrangeiras – Francês da UFSC, Bárbara
Fraga Góes, a fim de estudarem a língua francesa.
Fraga Góes, a fim de estudarem a língua francesa.

As aulas surgiram a partir de uma parceria firmada entre o Comitê do Rio Tijucas e o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC.

Este foi o primeiro de três encontros a acontecerem semanalmente aos sábados pela manhã, até o início da realização da Jornada Internacional de Governança da Água – Quebéc, Canadá e Santa Catarina, Brasil em 19 de maio. O objetivo é fornecer um aprendizado inicial da língua falada pela comitiva canadense, de maneira a facilitar o diálogo durante o evento. Para tal, foram trabalhadas nessa primeira aula, sobretudo expressões de apresentação, sendo usados como material de apoio os e-mails de apresentação de duas canadenses que virão ao Brasil - Nancy Blanchette e Zoë Ipina.

O grupo mostrou-se motivado para aprender francês, bem como entender um pouco melhor o funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e do Regroupement des Organisations de Bassin Versant du Québec (ROBVQ).

Como tarefa para a próxima aula, cada participante ficou incumbido de escrever um pequeno texto de apresentação em francês a ser enviado posteriormente aos canadenses.

Mais informações a respeito da Jornada Internacional de Governança da Água – Quebéc, Canadá e Santa Catarina, Brasil podem ser obtidas através do link: www.gthidro.ufsc.br/jornada.