Rio Tijucas

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas visita Horto Florestal de Bombinhas Destaque

10/07/2015

Jardim Botânico, Centro de Pesquisas Ambientais e Viveiro de Mudas fazem parte da unidade

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) visitou nesta sexta feira (10/07) o Horto Florestal do município de Bombinhas, localizado no Bairro Mariscal. A unidade, gerenciada pela Prefeitura Municipal de Bombinhas por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB, é composta pelo Jardim Botânico e Centro de Pesquisas Ambientais, além de um Viveiro para produção de mudas nativas.

Neste viveiro, que contou com o apoio do CBHRT através de uma compensação ambiental das empresas ceramistas afiliadas ao Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmicas para Construção do Vale Rio Tijucas – SINCERVALE, são produzidas as mudas utilizadas pelo CBHRT em seu programa de restauração e recomposição da mata ciliar nos 13 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Atualmente, mais de 20 espécies nativas são encontradas no viveiro, como as conhecidas popularmente aroeira, jerivá, araucária, paineira, gabiroba, araçá, ingá, cedro, jacarandá, palmito, entre outras.

Para Edison Roberto Mendes Baierle, Engenheiro Florestal da FAMAB e Vice Presidente do CBHRT, “a estrutura do viveiro e a diversidade das espécies garantem a continuidade, a longo prazo, do programa de recuperação das matas ciliares nas diferentes regiões da Bacia, garantindo a distribuição de mudas de qualidade e subsidiando a gestão ambiental e recuperação das áreas já degradadas”.