Rio Tijucas

Major Gercino sedia 40ª Assembleia Geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Destaque

22/04/2015

Cidade recepcionou com maestria o encontro sobre as águas da região

A manhã do dia 16 de abril foi marcada por mais um importante evento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) – a sua 40ª Assembleia Geral Ordinária.Estiveram presentes na oportunidade 35 pessoas, representando 22 entidades envolvidas ao órgão.  O destaque desta Assembleia  foi para o lançamento de três vídeos realizados pelo CBHRT que falam de exemplos relacionados ao bom uso e preservação da água na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, cujas informações adicionais podem ser conferidas no site: www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas.

Outro ponto marcante da Assembleia foi a apresentação de um projeto que pretende realizar o monitoramento das águas da bacia e a interferência de cada município na qualidade das águas que envia a seu município vizinho. Este projeto foi aprovado por unanimidade e em breve será submetido para busca de apoio financeiro a diferentes fontes de financiamento.

Quanto ao conflito pelo uso da água na Bacia do Rio Perequê, foi deliberado que o CBHRT continuará acompanhando as portarias de outorga  concedidas às concessionárias de abastecimento público de água envolvidas e promovendo a recuperação da mata ciliar e uso mais racional da água nesta região.

Ainda na Assembleia, a coordenadora da Câmara Técnica do Comitê, Letícia Teive, da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas - FAMAB, fez o informe sobre o atual estágio de elaboração por parte da Câmara Técnica, do Termo de Referência do Estudo para recuperação das zonas ripárias nas áreas de conflito da extração de areia na Bacia. A previsão é de que este Termo de Referência seja finalizado no fim deste mês de abril e que em seguida, o CBHRT promova uma reunião com os atores envolvidos neste conflito para apresentação deste Termo. Outros assuntos abordados foram a aprovação da ata da 39ª Assembleia Geral Extraordinária e informes gerais sobre o Mês da Água 2015, a Capacitação “Plano de Recursos Hídricos” e o evento “Café com a Imprensa”.

No período da tarde, após o almoço, os participantes da Assembleia visitaram a Cascata do Rio do Alho, importante ponto turístico a 15 minutos do local da reunião. Assim, todos puderam encerrar os assuntos com chave de ouro, assistindo na prática o verdadeiro espetáculo da natureza e a importância dos cuidados e assuntos levantados pelo Comitê.

- “Sem dúvida, podemos ver a importância de nosso trabalho e de todos como cidadãos na visita à cachoeira. Fica o agradecimento a cada um presente nesta Assembleia que mostrou um pouco daquilo que o Comitê vive no seu dia a dia, e faz parte do dia a dia de todos”. – Finalizou o presidente do CBHRT Adalto Gomes.

Fica também um agradecimento especial, em nome de todo CBHRT  à Prefeitura de Major Gercino e à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, através do senhor Valdecir Marchi, que não mediram esforços para que as acomodações e instalações da reunião fossem perfeitas. Pelo carinho, acolhida e atenção a este momento, fica o muito obrigado de toda a instituição.