Rio Tijucas

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas convoca sua 40ª Assembleia Geral Destaque

04/04/2015

Representantes da entidade se reunirão em Major Gercino em Assembleia aberta a toda comunidade

Mais um importante momento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) se aproxima: a sua 40ª Assembleia Geral, que visa discutir ações importantes a serem realizadas em prol dos recursos hídricos ao longo de todos os 13 municípios abrangidos pelo Comitê.

Desta vez a cidade de Major Gercino é quem sedia o evento, no auditório da Prefeitura local, no centro da cidade, a partir das 8h45min do dia 16 de Abril. Será uma quinta feira para rever diversas situações, mostrar aos presentes as ações do Comitê e explanar diversos assuntos de interesse público.  As pautas debatidas serão as seguintes: aprovação da ata 39ª Assembleia Geral Extraordinária, lançamento dos Vídeos sobre bons exemplos do uso da água na Bacia - Coleta seletiva de lixo, Coleta seletiva de óleo de cozinha e ainda mais um vídeo sobre Tratamento de Esgoto. Informes gerais sobre o Mês da Água 2015, a Capacitação “Plano de Recursos Hídricos”, o evento “Café com a Imprensa” e sobre o Termo de Referência do Estudo para recuperação das zonas ripárias nas áreas de conflito da extração de areia na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas que a Câmara Técnica do Comitê está produzindo também constam na pauta do dia.

Na oportunidade também serão realizadas as aprovações do Relatório de Atividades 2014, Planejamento de Atividades 2015, Projeto de Operacionalização e Fortalecimento 2015, Projeto sobre Monitoramento da Qualidade das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, a prestação de contas do Projeto de Operacionalização e Fortalecimento do ano de 2014 e discutido sobre a atuação do Comitê Tijucas na mediação do conflito pelo uso da água da Bacia Hidrográfica do Rio Perequê.

Após o término da reunião e almoço todos os participantes da Assembleia Geral são convidados a participar de uma visita à Cachoeira do Rio do Alho, importante ponto turístico do município de Major Gercino. A visita, organizada pelo Comitê, está prevista para iniciar às 13h30min, tendo como ponto de partida a Prefeitura Municipal de Major Gercino. De lá, os participantes se deslocarão por condução própria até o Cachoeira, que fica a aproximadamente 15 minutos do ponto de saída.

“Contamos com participação dos membros do comitê e comunidade como um todo, pois assim poderemos ter cada vez mais um Comitê atuante e fortalecido para fazer a gestão participativa e descentralizada de nossas águas.” – Finaliza o presidente do comitê, Adalto Gomes, convocando a todos para a importante reunião.