Rio Tijucas

Câmara Técnica do Comitê da Bacia do Rio Tijucas se reúne para debater demandas da região Destaque

06/02/2015

Erosão no Vale e certificação de usuários e consumidores de água foram discutidos

O ano de 2015 também começou de fato para a Câmara Técnica Consultiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT), realizando a primeira reunião no dia 29 de janeiro.

Um dos pontos debatidos foi a questão da erosão às margens do Rio Tijucas e Rio Do Braço nas regiões onde acontece  a atividade de extração de areia no leito dos rios. A intenção da câmara técnica é elaborar um termo de referência de estudo para subsidiar a atuação do comitê na questão, e desta forma, através de dados precisos, ter um panorama da realidade e o que é necessário ser feito para a devida recuperação destas áreas.

Outro assunto em pauta no encontro foi uma proposta para conscientizar os usuários e consumidores de água: o Selo Azul, uma certificação, espécie de congratulação para quem utiliza a água de forma consciente e para quem preserva este recurso. No entanto, novas discussões devem ser feitas em torno disso, para tratar dos critérios e as disposições do projeto que vai alertar a população das cidades abrangidas pelo CBHRT para o uso da racional da água.

Uma nova reunião já foi marcada para dar continuidades às discussões sobre os temas: 5 de março na sede do CBHRT.