Rio Tijucas

Costa Esmeralda receberá projeto de melhora no abastecimento de água

22/10/2013
"Uma solução emergencial para o abastecimento de água nos municípios de Bombinhas, Porto Belo, e Itapema será proposta nos próximos 75 dias. Esse é o prazo que a MPB Saneamento Ltda, contratada para elaborar o projeto, tem para entregar o documento ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. O contrato de prestação de serviço foi assinado entre o comitê e a empresa nesta quinta-feira (17) em Bombinhas.

""Este projeto é o início de uma solução definitiva para os problemas de fornecimento de água para os municípios da Costa Esmeralda"", disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

O projeto recebeu investimento da SDS descentralizado para que a Secretaria do Desenvolvimento Regional de Brusque repassasse ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. O valor do convênio é de R$ 141.580,00, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A MPB Saneamento também apresentará um projeto básico para captação, bombeamento e adução de água bruta em uma bacia hidrográfica da região do Rio Perequê a fim de garantir o abastecimento na região para os próximos dez anos.

O prefeito em exercício de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, está confiante os problemas no fornecimento de água que comprometeram a economia local ficarão no passado. ""Temos no turismo nossa principal fonte de renda e no último verão enfrentamos muita dificuldade no abastecimento de água, vendo os turistas indo embora. Foi uma situação muito constrangedora para município, mas iremos a página com este projeto"", lembrou Müller.

O secretário Bornhausen reforçou o compromisso do Governo do Estado por uma solução. ""O Governo do Estado está comprometido em solucionar este problema para que a região não passe por este constrangimento."""