Rio Tijucas

Comitê Tijucas realiza ações no mês de comemoração do Dia Mundial da Água

21/03/2013
Desde segunda, 18, até sexta-feira, 22, data em que se celebra o Dia Mundial da Água, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas está fazendo uma campanha de sensibilização sobre a utilização dos recursos hídricos. No início do mês, o comitê Tijucas lançou o Edital do seu 3º Concurso de Redação e 2º Concurso de Desenho. Neste ano o tema é “Caminho das Águas: uma visão de como eram nossos rios, cachoeiras, nascentes e suas matas ciliares como perspectiva de preservação no presente”.
De acordo com a comissão organizadora a intenção deste tema é fazer com que os alunos conversem com seus familiares e conhecidos de mais idade e reflitam sobre como eram os rios, cachoeiras e nascentes na sua região, quais espécies de árvores e animais que ali existiam e nas matas ciliares e que com base nisso, expressem o que acham que podemos fazer para preservar e/ou melhorar nossos rios, cachoeiras e nascentes e suas margens comparando com a realidade atual.
Podem participar no Concurso de Redação alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas do ensino regular e supletivo de todos os municípios que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Já o Concurso de Desenho, é direcionado para os estudantes do 1º ao 5º ano destas escolas. As inscrições começam no dia 18 de março e seguem até o dia 18 de abril.
O 3º Concurso de Redação é uma das atividades do Mês da Água, que também começa no dia 18 de março e vai até o dia 18 de abril. Durante este Mês, os consultores do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas irão visitar todos os 13 municípios da área de abrangência do Comitê. Nessas visitas, secretarias municipais de educação, escolas e instituições afins à área ambiental serão instigadas a promoverem de maneira integrada ao Comitê atividades em sua comunidade em prol da conservação dos recursos hídricos da região. Também será promovida nesse período uma Campanha de Sensibilização na mídia local sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e sua relação direta com a existência da mata ciliar.
Atividades do comitê Tijucas - O comitê de bacia hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Entre as atividades de destaque do comitê Tijucas em 2012, pode-se citar o lançamento da cartilha didática “Aprendendo com o Comitê Tijucas: A Mata Ciliar”. O comitê também promoveu saídas de campo, reuniões e palestras, além do 14º Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (Encob), em Cuiabá.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) repassou, em outubro de 2012, um veículo para cada um dos dezesseis comitês. O repasse foi feito por meio de acordos de cooperação assinados entre SDS, secretarias de Desenvolvimento Regional e comitês. O valor total dos veículos é de R$ 454.400,00. Esta ação faz parte do SC Rural, programa do Governo do Estado iniciado em 2010 e que até 2016 prevê apoio às iniciativas para a melhoria da competitividade do setor agropecuário, à gestão dos recursos hídricos e desenvolvimento rural priorizando a agricultura familiar. Também por meio do SC Rural, os comitês de bacias hidrográficas do Estado receberam diversos cursos de capacitação como o de gestão de recursos hídricos e o de organização gerencial e financeira.