Rio Tijucas

Concurso de Redação e de Desenho

08/03/2013
Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água – 22 de Março e Ano Internacional de Cooperação pela Água – 2013 o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas lançou nesta última quarta-feira (07 de março) o Edital do seu 3º Concurso de Redação e 2º Concurso de Desenho.
Neste ano o tema dos Concursos é “Caminho das Águas: uma visão de como eram nossos rios, cachoeiras, nascentes e suas matas ciliares como perspectiva de preservação no presente”. De acordo com a comissão organizadora dos Concursos “a intenção deste tema é fazer com que os alunos conversem com seus familiares e conhecidos de mais idade e reflitam sobre como eram os rios, cachoeiras e nascentes na sua região, quais espécies de árvores e animais que ali existiam e nas matas ciliares e que com base nisso, expressem o que acham que podemos fazer para preservar e/ou melhorar nossos rios, cachoeiras e nascentes e suas margens comparando com a realidade atual”.
Podem participar no Concurso de Redação alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas do ensino regular e supletivo de todos os municípios que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Já o Concurso de Desenho, é direcionado para os estudantes do 1º ao 5º ano destas escolas. As inscrições começam no dia 18 de março e seguem até o dia 18 de abril.
O 3º Concurso de Redação é uma das atividades do Mês da Água, que também começa no dia 18 de março e vai até o dia 18 de abril. Durante este Mês, os consultores do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas irão visitar todos os 13 municípios da área de abrangência do Comitê. Nessas visitas, secretarias municipais de educação, escolas e instituições afins à área ambiental serão instigadas a promoverem de maneira integrada ao Comitê atividades em sua comunidade em prol da conservação dos recursos hídricos da região. Também será promovida nesse período uma Campanha de Sensibilização na mídia local sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e sua relação direta com a existência da mata ciliar.
Os Editais do 3º Concurso de Redação e 2º Concurso de Desenho podem ser conferidos na íntegra no site www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas. Maiores informações de como participar dos concursos e Mês da Água podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3263-6563.