Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Avaliação positiva da reunião da CTAIA

24/05/2024

A Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) do Comitê Jacutinga esteve reunida no dia 16/05 na Universidade do Contestado, campus Concórdia. Na ocasião, foram tratados sobre os seguintes assuntos: Apresentação do Protocolo de Governança do Observatório das Águas e Revisão do Edital de Convocação das Assembleias Setoriais Públicas.

O presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, faz uma avaliação positiva do encontro. “Nossa reunião da Câmara Técnica foi bem produtiva. Tivemos a presença virtual de Ângelo Lima, secretário executivo do Observatório das Águas (OGA). Ele apresentou um protocolo de governança para que façamos parte. Foi bem interessante. É uma possibilidade de trabalharmos nosso Comitê, pensarmos em condições estratégicas de como iremos trabalhar, quais nossos desafios. Uma forma de identificarmos as lacunas presente no comitê e adotarmos ações estratégicas para anemizar ou até solucionar tal lacuna. O Observatório possui uma metodologia de identificação das lacunas, que eles disponibilizam para os Comitês que aderem ao OGA, para que captem seus dados, informações identifiquem suas fraquezas”, detalha Giron.

O edital para as Assembleias Setoriais Públicas (ASP) também esteve na pauta da reunião da Câmara Técnica. “Em outubro, teremos as ASPs que determinaram quais organizações serão membro do comitê para o próximo mandato. O edital de convocação foi lançado dia 20 de maio e terá um prazo para inscrição até 6 de setembro. Dessa forma, todas as entidades, órgãos governamentais, sociedade civil organizada, população da bacia e usuários de água podem fazer suas inscrições para participar das Assembleias Setoriais Públicas. Com certeza faremos toda uma mobilização para que o maior número de entidades possa participar”, acrescenta.

Segundo Giron, assuntos gerais também foram discutidos na reunião da CTAIA. “Tivemos alguns assuntos gerais que também são interessantes. No dia 6 de junho, acontecerá o III Seminário Regional Clima, Solo e Água, no município de Ipumirim, o qual o Comitê apresentará um painel apresentando dados que coletamos no projeto elaborado no ano passado, pela entidade executiva, que disponibilizou um banco de dados de fontes de água da área de abrangência do comitê”, complementa.

O Comitê Jacutinga vem desenvolvendo um trabalho de intensa mobilização na gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, a Câmara Técnica tem dado um importante suporte, norteando as ações e colaborando para o fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH).

Desde o ano passado, o Comitê Jacutinga está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).  O Comitê mantém fortes relações com as comunidades, assumindo um papel de protagonismo nos eventos e discussões acerca do tema “Água”.