Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

AGO discute Plano de Atividades para 2024 Destaque

01/12/2023

Na tarde da última terça (28), ocorreu de maneira presencial a terceira Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê Jacutinga. O encontro foi realizado no mini auditório da Universidade do Contestado – Campus Concórdia, e contou com a presença de representantes das organizações-membro e da mesa diretora do órgão.

Entre os assuntos pautados, estiveram a previsão orçamentária para o próximo ano, assim como o próximo plano de atividades e o calendário de reuniões referentes a 2024. Além disso, foi feita a leitura de ofícios de substituição de representantes das organizações-membro, bem como da ata da AGO anterior, ocorrida em junho.

Houve ainda momento de diálogo aberto aos presentes, onde todos puderam partilhar impressões sobre as importantes pautas trazidas nesta Assembleia. O evento reforçou a troca de experiências e informações em prol do futuro do Comitê, cujo êxito reside em muito no engajamento de seus membros e no empenho pela causa dos recursos hídricos.

Com uma participação efetiva das organizações-membro, a reunião foi altamente produtiva, possibilitando uma plena interação entre os participantes, que aprofundaram as temáticas relacionadas ao Comitê. Durante as discussões, o presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, comentou sobre as tratativas para a XI Semana da Água, a ser desencadeada no mês de março de 2024, envolvendo todas as organizações-membro e instituições parceiras.

A ideia, segundo Giron, é desenvolver uma programação ampla, que possibilite profundas reflexões sobre os recursos hídricos, elevando o papel socioeducativo do Comitê e promovendo ações que mobilizem a comunidade acerca do tema proposto. A Semana da Água deverá difundir as boas práticas, bem como pormenorizar as discussões sobre os temas que mais provocam inquietudes.

“Foi uma Assembleia bem positiva. Acredito que nós conseguimos dar conta de todos os assuntos que estavam na pauta. Houve uma participação bem expressiva das organizações-membro. Conseguimos também fazer uma previsão orçamentária para 2024. Já sabemos o que nós temos em relação a recursos para o desenvolvimento das atividades. Além disso, a Entidade Executiva também apresentou o plano de ações para

o ano que vem”, sublinha Janiel Giron.

O coordenador da Câmara Técnica do Comitê Jacutinga, Alexandre Matthiensen, fez um convite aos presentes para que integrem a Câmara, que é um espaço fundamental para discutir e nortear as ações do Comitê. A representante da Copérdia, Samara Romani, convidou os representantes das organizações-membro para que participem do Tecnoeste 2024. O Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense ocorrerá no final do mês de fevereiro no Instituto Federal Catarinense (campus Concórdia). Mais uma vez, o setor de meio ambiente terá um espaço para difundir suas ações durante a feira.
A AGO foi mais uma oportunidade de acentuar a transparência do Comitê Jacutinga na condução das atividades, priorizando a gestão dos recursos hídricos em sua região de abrangência. Durante o evento, os técnicos do Comitê fizeram uma prestação de contas, informando sobre as ações realizadas no âmbito do Projeto CBH Grupo Oeste, que tem a Universidade do Contestado como Entidade Executiva.

Os representantes das entidades-membro interagiram com o grupo de trabalho em um momento singular para a troca de informações e esclarecimentos sobre as atividades que permeiam o dia a dia do Comitê, bem como os números que foram pormenorizados pela equipe de trabalho.

A última AGO do ano do Comitê Jacutinga legitima um período de muitas ações implementadas como: reuniões, capacitações e intensos debates sobre os temas inerentes aos recursos hídricos. O ano de 2024 promete ser ainda mais desafiador. Com a elaboração do planejamento estratégico, a tendência é de que um expressivo número de ações seja executado.

O debate acerca das temáticas mais pertinentes e desafiadoras no contexto da gestão dos recursos hídricos será ainda mais intenso, com a diversificação dos assuntos e o aprofundamento dessas abordagens. Essas ações ampliaram o papel de protagonismo do Comitê no âmbito das questões hídricas.