Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Assembleia representa nova fase do Comitê Jacutinga Destaque

24/04/2023

Na última terça-feira, dia 18, foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária - AGO do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas no ano de 2023, com o assessoramento da UNC, atuando como entidade executiva para os Comitês do Grupo Uruguai. A AGO contou com 80% das organizações e debateu temas relevantes para a sequência das atividades do corrente ano.

Na oportunidade, foram aprovados os planos de trabalho, Plano de Comunicação e Mobilização Social e Plano de Capacitação (1ª Capacitação - Monitoramento hidrológico e eventos extremos: base de dados, sistemas digitais de alerta e o papel do Comitê prevista para julho de 2023) e (2ª Capacitação - O enquadramento dos corpos de água: instrumento de gestão e planejamento de recursos hídricos prevista para outubro de 2023).

Também durante a Assembleia, foi definido o calendário de reuniões do ano. Para o mês de junho de 2023 está programada a AGO Eleitoral e para o dia 28 de novembro de 2023, a última AGO do ano. Foi aprovada a Resolução nº 21 de 15 de março de 2023 para prorrogação do mandato da atual diretoria até que haja o processo Eleitoral.  A Comissão Eleitoral será formada por: Presidente - Marcio Ângelo Titon representante Titular da EPAGRI; 1º Secretário - Alexandre Matthiensen representante Titular da EMBRAPA e 2º Secretário- Celi Teresinha Favassa Araldi representante Titular da UNC.

Ainda, conforme deliberação da AGO, será mantida de acordo com a vontade da plenária a Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) conforme Resolução 23 de 18 de março de 2023 que Cria a Câmara Técnica para Assuntos Institucionais (CTAIA) e Resolução 24 de 18 de março de 2023 que estabelece sua composição.  A CTAIA será composta pelas organizações membro: Embrapa Suínos e Aves, UNC, Prefeitura de Ipumirim, Epagri, Agrocon, Cidasc, Casan e Copérdia.

O Presidente do Comitê, Janiel Giron, avalia de maneira positiva o retorno das atividades na região e a importância da preservação dos recursos hídricos.  “O Comitê tem essa perspectiva de mobilizar a comunidade, os usuários, as entidades do governo para que a gente possa trazer para o debate assuntos relacionados aos recursos hídricos e que têm o interesse da sociedade”.

Ainda conforme Giron, a vasta quantidade de temas a serem debatidos foi colocada em pauta com êxito, gerando expectativas sobre o forte engajamento nas iniciativas. “Tivemos uma participação bem interessante, e um modelo que proporcionou que todos pudessem se fazer presentes”, ressalta, citando que a AGO ocorreu de forma presencial e virtual.