Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Seminário discute participação da comunidade na gestão da água Destaque

29/03/2023

Nesta quarta-feira (22/03/2023), o Comitê Jacutinga marcou presença no Seminário "Diálogo sobre a gestão social da água no âmbito dos municípios do Alto Uruguai Catarinense e Gaúcho”. O Comitê foi um dos apoiadores do evento, realizado no auditório da Embrapa Suínos e Aves. O objetivo foi promover a conversa e discutir sobre a importância da participação da comunidade na gestão sustentável da água. O público-alvo direcionou-se a professores, pesquisadores, técnicos e representantes de entidades públicas, privadas e do terceiro setor que atuam com a temática da gestão da água e do meio ambiente.

“O seminário que contou com a participação de um público de 80 pessoas, aprofundou as reflexões sobre a importância da gestão da água no âmbito dessas duas bacias que deságuam no trecho superior do Rio Uruguai. As palestras abordaram aspectos da qualidade e quantidade da água, bem como a importância da participação da sociedade na gestão”, assinala o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Cláudio Miranda, organizador do evento.

O presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, em sua participação abordou a importância do protagonismo em prol das águas na palestra “A gestão da água no âmbito do Comitê da bacia do Rio Jacutinga e contíguos: desafios para uma gestão participativa”. Além de expor as ações desenvolvidas na área de abrangência do Comitê, o presidente ressaltou a necessidade do fortalecimento da educação ambiental e da gestão adequada da água, reiterando o trabalho desenvolvido.

Representando o Consórcio Itá, Rene Bastos abordou o tema: "O Consórcio Itá e sua atuação socioambiental em prol da preservação do reservatório da UHE e seu entorno”.

A programação também contou com uma palestra de Kelli Mafort - Secretária Nacional de Diálogos Sociais, que enfatizou o tema: "A importância dos diálogos sociais na gestão da água".  O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Cláudio Miranda falou sobre a temática: "A gestão da água em bacias hidrográficas com produção intensiva de animais.

Vanderlei Decian da Uri Erechim comentou sobre "A construção do plano da bacia e os desafios da gestão Apuaê-Inhandava. Já Cláudia Santin Zanchett, representante da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, abordou assuntos referentes ao tema: "Perspectivas e desafios do abastecimento de água e saneamento no meio rural.

Após almoço na Sede da Associação dos Empregados da Embrapa, a programação teve sequência com a presença de Alexandre Matthiensen, da Embrapa Suínos e Aves, e Rueliton Zambon Sartori, do Comitê do Apuaê-Inhandava, trazendo o tema "O que podemos fazer para avançar a gestão sustentável da água no âmbito das bacias do Apuaê-Inhandava e Jacutinga?".

No período vespertino, entrou em pauta. "A importância da participação social na gestão as águas enquanto bem comum", palestra ministrada por Daniel Silva e Sérgio Martins. O momento deu ênfase aos aspectos da sociedade perante os desafios ambientais. Após a palestra, foram realizados Diálogos sobre este tema com as entidades e participantes do evento.