Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Pró-Comitê, SDR´s e técnicos da Epagri participam de reunião de acompanhamento do Plano Estratégico da Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó

13/04/2009
Os resultados da primeira etapa do Plano foram apresentados na terça-feira (14), na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, para os membros do Pró-Comitê da bacia hidrográfica, técnicos da Epagri e representantes das SDR´s de Palmitos, Chapecó e Xanxerê. A reunião também contou com a participação do secretário da SDR de Chapecó, Luciano Buligon.
"Com o objetivo de realizar um amplo diagnóstico participativo da situação atual e futura das águas e de conhecer as disponibilidades hídricas para estabelecer prioridades, metas e estratégias de ações que possibilitem uma gestão integrada e participativa dos recursos hídricos em curto, médio e longo prazos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com o apoio do Banco Mundial, através do Projeto PRAPEM / Microbacias 2, está elaborando um Plano Estratégico da Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó. Os resultados da primeira etapa da ação foram apresentados na terça-feira (14), na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, para os membros do Pró-Comitê da bacia hidrográfica, técnicos da Epagri e representantes das SDR´s de Palmitos, Chapecó e Xanxerê.

A reunião também contou com a participação dos secretários de Estado do Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Buligon, e de Maravilha, Antonio Galina.

A primeira etapa, já finalizada, visou discutir o plano de trabalho e o envolvimento popular na bacia. A segunda etapa, iniciada neste mês de abril, consiste no levantamento dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, para uma avaliação quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica e demandas atuais e futuras. Na terceira e última etapa serão definidas diretrizes, objetivos e metas para a preservação da água na bacia, conforme os anseios locais.
A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em agosto deste ano.

Durante a reunião, foram destacados os problemas da bacia, devido aos constantes períodos de estiagem, que têm causando prejuízos na agropecuária, que envolve a suinocultura, avicultura e bovinocultura, principais atividades econômicas locais. Segundo o coordenador dos planos, Guilherme Miranda, técnico da SDS, a falta de planejamento e gestão dos recursos hídricos, que será possível através do plano, dificulta o gerenciamento da água, criando conflitos entre os diferentes usuários.

Ainda, foi apresentado o Sistema de Cadastro de Usuários de água, que está sendo implantado pela SDS em todo o estado, com objetivo de saber como, onde e por quem estão sendo usados os recursos hídricos disponíveis (indústria, agricultura e abastecimento). A ação permitirá prever cenários futuros para Santa Catarina, desenvolver estratégias para a sustentabilidade hídrica e regularizar os atuais usuários dos recursos hídricos. Miranda ressaltou a importância de incentivar o cadastro dos diferentes usuários da bacia. “Sabemos de onde vem a água, mas precisamos saber para onde vai, a fim de garantir, aos atuais e futuros usuários, a água que precisam para continuar exercendo suas principais atividades econômicas e de subsistência”, explicou.

O coordenador Geral do plano, pela empresa MPB Engenharia, contratada para desenvolver os trabalhos de elaboração, Ciro Rocha, apresentou questões relacionadas aos aspectos legas e institucionais para elaboração do plano