Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu realiza 61ª Assembleia Geral Ordinária Destaque

12/12/2023

Na manhã do dia 08 de dezembro, no anfiteatro da Univille em Joinville, ocorreu a 61ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê Itapocu.

A plenária recebeu o Sr. Angelo José Rodrigues Lima, Secretário Executivo do OGA Brasil para apresentar sobre o Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas, que permite fornecer subsídios por meio de indicadores de governança, a fim de verificar se os objetivos com a gestão dos recursos hídricos estão alcançando os objetivos e impactos propostos, viabilizando a construção de planos de ação e de melhoria contínua, e aprimorando as políticas de governança e a gestão das instituições.

Durante a reunião foi aprovada a Moção CBH Itapocu nº 01/2023 de repúdio às contaminações que vêm ocorrendo de forma recorrente no Rio 7 de janeiro e que têm prejudicado o uso múltiplo das águas neste curso d’água, bem como o Ofício de anuência do zoneamento ambiental do PACUERA da PCH Itapocuzinho IIA.

A Sra. Therezinha Maria Novais de Oliveira, Vice-Reitora da Univille e Coordenadora Geral da Entidade Executiva apresentou a Previsão orçamentária de 2024 e o Projeto de Monitoramento de Qualidade da Água em rios da Bacia do Itapocu, o qual será executado pela Univille, com o uso de uma sonda multiparâmetro que já foi adquirida. Também está prevista a instalação de réguas linimétricas para a medição do nível dos principais rios.

Ademais, Therezinha anunciou que a técnica de gestão de recursos hídricos a serviço do Comitê Itapocu, Srta. Kaethlin Katiane Zeh está deixando o cargo para trabalhar no Programa de Licenciamento Ambiental do CIGAMVALI, e apresentou a nova consultora, Sra. Jéssica Malgarin Schwinden, que irá iniciar suas atividades em fevereiro de 2024.

Além disso, na ocasião foram apresentados dados de precipitação na Bacia do Itapocu, principalmente referentes aos meses de setembro a novembro de 2023, e foram aprovados o Plano de Atividades e o Calendário de Reuniões, ambos previstos para 2024.

Ao final, tendo em vista a urgência da geração de séries históricas de dados de precipitação para a previsão de eventos hidrológicos extremos como o ocorrido em outubro de 2023, os membros também discutiram sobre a necessidade de a Bacia do Itapocu comportar em sua área de abrangência estações hidrometeorológicas operantes que fossem viáveis do ponto de vista técnico e financeiro.