Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu realiza 58ª Assembleia Geral Ordinária Destaque

24/03/2023

Na tarde do dia 23 de março, no auditório da Inspetoria do CREA/SC de Jaraguá do Sul, o Comitê Itapocu se reuniu e realizou a sua 58ª Assembleia Geral Ordinária. A reunião marcou o retorno dos encontros presenciais do comitê.

Durante a assembleia ocorreu a apresentação da nova entidade executiva Univille, que foi escolhida por meio do Edital FAPESC nº 32/2022 para execução do Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Norte de Santa Catarina. Para apresentação da equipe técnica e das atividades que estão previstas, estiveram presentes a professora Dra. Therezinha Maria Novais de Oliveira e Sergio Odilon Fischer que são os coordenadores do Projeto.

A seguir, a plenária discutiu e aprovou o Plano de Comunicação e Mobilização Social, o Plano de Capacitação e o Plano de Trabalho, os quais serão executados em 2023 pela Univille.

Outro tema abordado pelos membros na reunião foi a reestruturação do órgão gestor de recursos hídricos de Santa Catarina. Ainda não está definido se as atribuições ficarão a encargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde - SEMAE ou do Instituto de Meio Ambiente - IMA.

Além das entidades membro, participaram representantes da comunidade indígena Tarumã, cuja aldeia está situada em Araquari, e que manifestaram interesse de fazer parte da composição do comitê no segmento População da Bacia.