Rio Itajaí

IMA apresentará em Audiência Pública a Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica (AIBH) do Rio Itajaí-Açu! Destaque

07/06/2023

No dia 14 de junho, será realizada uma Audiência Pública em Indaial, para a apresentação da Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica (AIBH) do Rio Itajaí-Açu. O objetivo é apresentar os estudos ambientais sobre a construção de 12 usinas hidrelétricas na região, tirar dúvidas da comunidade e coletar sugestões, considerando o aproveitamento energético inventariado no rio, bem como os riscos envolvidos nesse tipo de empreendimento.

A Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica deve diagnosticar a condição atual da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, seus usos, potencialidades e conflitos, assim como confrontar o cenário atual – de não implantação de novos empreendimentos – com cenários futuros. O documento está disponível na página eletrônica do IMA e é uma exigência da legislação federal para a aprovação de usinas hidrelétricas.

Sobre o projeto

O projeto prevê a construção de 12 usinas hidrelétricas, que juntas podem alcançar a potência de 69 megawatts médios e produção anual de 604 mil megawatts/hora, suficientes para suprir, com sobras, os 50 municípios da bacia — uma população superior a 1,3 milhão de habitantes. A estimativa é de que a energia gerada proporcionará uma arrecadação de R$ 34 milhões por ano em ICMS aos municípios em questão.

Data: 14 de junho

Horário: 19h

Local: Tri Executive Hotel, localizado na Rua das Nações, nº 265, no município de Indaial (encontro presencial).

Diante de seus objetivos e competências legais, o tema é de interesse direto do Comitê do Itajaí. Participe!

Fonte:

Portal Educadora (https://www.portaleducadora.com/noticia/investidores-querem-construir-12-usinas-hidreletricas-no-rio-itajai-acu/)

IMA - IMA COMUNICA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA AIBH DO RIO ITAJAÍ-AÇU