Rio Itajaí

QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO ITAJAÍ É TEMA DE TRABALHOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA FURB Destaque

23/03/2018

No dia 26 de fevereiro de 2018, ocorreu a defesa da dissertação do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Pedro Thiago Venzon. O trabalho intitulado "Efeitos das Mudanças de Escala Espacial no Comportamento da Vazão em Sub-Bacias Pertencentes à Bacia Hidrográfica do Itajaí" tem como objetivo verificar as incertezas que ocorrem nas bacias representativas ao realizar mudança de escala espacial, determinando qual é o efeito destas mudanças na vazão hidrológica e verificando se o método de regionalização é eficaz para pequenas bacias. O mestrando é orientando do Prof. Adilson Pinheiro e trabalhou com a calibração do modelo SWAT para a Bacia Hidrográfica do Itajaí. Este trabalho contribui com uma das etapas necessárias para o desenvolvimento do programa de efetivação do enquadramento dos cursos da água da Bacia do Itajaí e está vinculado ao trabalho da doutoranda Rubia Girardi do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da FURB intitulado "Variabilidades e Incertezas na Avaliação da Qualidade de Água e sua Influência nos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos".

O trabalho da doutoranda Rubia Girardi foi pauta da 38ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê do Itajaí. A Sra. Rubia destacou na assembleia que um dos objetivos de seu trabalho é criar uma plataforma com serviços web para armazenar, integrar, modelar e tratar os dados de monitoramento da qualidade das águas para os corpos hídricos do Estado de Santa Catarina, e tem como bacia piloto a Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. O trabalho conta com o apoio do Comitê do Itajaí e está sendo acompanhado pela Câmara de Assessoramento Técnico (CAT).