Rio Itajaí

Comitê do Itajaí promove IX Fórum Permanente de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí

05/10/2016

No dia 04 de outubro o Comitê do Itajaí promoveu o IX Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Com o tema "Planejamento urbano e regional: construindo cidades resilientes", o evento esteve associado ao "Seminário Plano Diretor de Blumenau: experiências de outros municípios na reflexão da cidade que queremos" e contou com mais de 200 espectadores, entre técnicos municipais, profissionais liberais e acadêmicos. A junção dos eventos contou com diversas palestras e teve como objetivo promover a articulação e potencializar as discussões sobre a gestão urbana e de riscos de desastres naturais. Os dois eventos ocorreram no Auditório do Bloco J, Campus 1 da FURB em Blumenau.

O Seminário Plano Diretor contou com três palestrantes. O secretário municipal de Planejamento, Juliano Gonçalves, falou sobre o Plano Diretor de Blumenau. Na sequência a Dra, Sandra Irene Momm (UFABC), abordou as experiências dos municípios de SP no processo de planejamento e elaboração da Carta de Aptidão à Urbanização. A terceira palestra ficou por conta da Dra. Sandra Soares de Mello (UNB), que abordou o Planejamento de cidades de frente para o rio.

Já o IX Fórum Permanente de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí contou com a presença de dois palestrantes. O Dr. Jeroen Johannes Klink (UFABC) falou sobre “A retomada da Governança Metropolitana. Já a Dra, Claudia Siebert (FURB) palestrou sobre como as cidades brasileiras se preparam para enfrentar desastres.

A organização dos eventos destaca que realização conjunta das atividades se deu como forma de promover a articulação e potencializar as discussões sobre a gestão urbana e de riscos de desastres naturais.