Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

I Seminário Regional do Meio Ambiente e Gestão de Recursos Hídricos é realizado com sucesso pelo Comitê Antas

11/12/2012
"O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas recebeu cerca de 150 pessoas nesta quarta-feira, 12, no I Seminário Regional do Meio Ambiente e Gestão de Recursos Hídricos. O evento iniciou pela manhã e seguiu até às 17h no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (ACISMO).
O Seminário foi realizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Maravilha. Na solenidade de abertura, o Secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli frisou que o evento ressalta a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Alessandro Tiesca Pereira, lembrou que a água é um bem precioso e precisa se preservada. “Não é difícil cada um fazer sua parte como economizar água, é dessa forma simples que começamos uma conscientização”.
A palestra de abertura ficou a cargo do coordenador da Linha de Ação Fortalecimento dos Comitês de Bacias, César Rodolfo Seibt, que palestrou sobre a “Gestão de Recursos Hídricos no Programa SC Rural”. Em seguida, o Geólogo do Projeto ” Mapeamento Hidrogeológico do Estado de Santa Catarina”, Enaldo Ribeiro Santos, palestrou sobre “Águas Subterrâneas e a Necessidade de uma Gestão Sustentável”.
Na parte da tarde o evento continuou com palestra sobre a “A Gestão do Uso Múltiplo da Água: PCH Prós e Contras”, ministrada pelo pesquisador na área de hidrologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM/EPAGRI), Guilherme Miranda. Para encerrar, foi apresentado o case “Consórcio Lambari do Comitê Jacutinga” seguido da palestra com o engenheiro agrônomo da EPAGRI, Vilmar Comassetto sobre “Gestão Integrada da Água Superficial com Água Subterrânea”.
O evento reuniu representantes dos municípios das SDRs de São Miguel do Oeste, Maravilha, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Palmitos, EPAGRI, FATMA, CIDASC, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Promotoria Pública, Defesa Civil, Sindicatos, Partido Verde,Coordenadores e alunos da FAI-Faculdades de Itapiranga e acadêmicos da UNOESC.

CLIQUE AQUI - CERTIFICADOS DISPONÍVEIS EM BIBLIOTECA VIRTUAL

"