Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Planejamento Estratégico define Missão e Visão do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu Destaque

18/03/2024

Na terça-feira, dia 12 de março, foi realizada a segunda etapa do Planejamento Estratégico do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu. O encontro teve a participação de 17 representantes de organizações-membro. Foi mais um momento essencial para dar continuidade às discussões, visando planejar as ações futuras do Comitê.

Ao longo da reunião, foram colocados em pauta temas de importância para o calendário da entidade. Foram ministradas dinâmicas pelo Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Rafael Leão, que é técnico em Gestão Ambiental da Entidade Executiva – Universidade do Contestado, com ênfase no desenvolvimento de Missão e Visão do Comitê. A Missão definida no momento foi “Discutir e deliberar de forma participativa, ações de gestão e preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio das Antas e Afluentes do Peperi-guaçu em benefício ambiental, social e econômico”. A Visão Estratégica do CBH está alicerçada no conceito “Ser referência estadual até o ano de 2029 na promoção e participação de boas práticas direcionadas à conservação e a melhoria da quantidade e qualidade dos recursos hídricos na Bacia do Rio das Antas e Afluentes do Peperi-guaçu”. O próximo encontro está programado para o dia 23 de maio no período da tarde.

O Planejamento Estratégico é um instrumento essencial para mapear as ações que serão desencadeadas pelo Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, possibilitando uma visão a longo prazo e projetando quais as prioridades, desafios e projetos que serão executados. Trata-se de mais um passo importante para o fortalecimento do Comitê em toda a sua área de atuação.

O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem com Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Os principais objetivos do Comitê são: promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos dos recursos hídricos em sua área de atuação; promover a integração de ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança pública, assim como prejuízos econômicos e sociais; adotar a bacia hidrográfica como unidade físico-territorial de planejamento e gerenciamento; reconhecer o recurso hídrico como um bem público, de valor econômico, cuja utilização deverá ser cobrada observados os aspectos de quantidade, qualidade e as peculiaridades da bacia hidrográfica; combater e prevenir as causas e efeitos adversos da poluição, das inundações, das estiagens, da erosão do solo e do assoreamento dos corpos de água nas áreas urbanas e rurais; compatibilizar o gerenciamento dos recursos hídricos com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente; promover a maximização dos benefícios econômicos e sociais, resultantes do aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, assegurando o uso prioritário para o abastecimento das populações e estimular a proteção das águas contra ações que possam comprometer o se uso atual e futuro.