Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

PROGRAMA DE RECICLAGEM “PENSO, LOGO DESTINO” É PAUTA NO COMITÊ ANTAS E AFLUENTES DO PEPERI-GUAÇU Destaque

30/06/2023

A reciclagem e a conscientização sobre sua importância tem sido mais uma pauta enfatizada na região de abrangência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu, ressaltando a preocupação dos Comitês de Bacias com as causas relativas à preservação dos recursos naturais.

Conforme o Engenheiro Agrônomo Edgar Alfredo Dittmar, representante suplente do IMA no comitê, uma iniciativa que ocorre em parceria com entidades gestoras, o Poder Público e Municipal corresponde ao programa Penso, Logo Destino - PLD, promovendo o container de eletroeletrônicos, para onde alguns produtos como lâmpadas são direcionados para reciclagem específica.

Somente no mês de março, foram recolhidas cerca de 61.992 lâmpadas no extremo oeste, além de 8.853 quilos de eletroeletrônicos e 764 quilos de pilhas. “Cada município tem seu responsável, e há um ponto de entrega voluntária. Já veio um container para cada município”, citando que cada tipo de produto possui um container para destinação.

A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo; mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.

Novas coletas estão programadas para meados de setembro até início de outubro, onde a população poderá entregar os resíduos nos Pontos de Entrega Voluntária municipais – PEV’s, tendo seu recolhimento pelas Entidades Gestoras nos Pontos de Consolidação Regionais – PCR’s em 09 e 11 de outubro de 2023.