Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Capacitação sobre Enquadramento no Comitê Cubatão e Madre Destaque

29/11/2023

Nessa quarta-feira, dia 29 de novembro, realizamos a última capacitação do ano junto ao Instituto Água Conecta! O tema, definido pelo Comitê Cubatão e Madre no início de 2023, foi sobre o Enquadramento de Água. Trata-se de um instrumento da Política de Recursos Hídricos, que define a meta de qualidade de água a ser alcançada ou mantida em um segmento do rio.

Durante o evento, foram apresentadas diferentes desafios, bem como a importância e os caminhos para a execução do Enquadramento de Água, com o compartilhamento de cases de sucesso em Itajaí e em Minas Gerais.

No próximo ano, o Enquadramento de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão e Rio da Madre será umas das prioridades da Entidade Executiva Instituto Água Conecta na região.

Agradecemos aos palestrantes que compartilharam seus conhecimentos sobre o tema:

Dra. Rubia Girardi/Água Conecta, que explicou o que é e como funciona o enquadramento de água dentro da Política de Recursos Hídricos.

Dr. Gustavo Antonio Piazza/Água Conecta, que compartilhou o caso de enquadramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.

Dra. Camila Andréa Ramos/Água Conecta, que apresentou sua pesquisa sobre o enquadramento das águas subterrâneas.

Prof. Wagner Cleyton Fonseca/ Instituto do Meio Ambiente (@ima), que apresentou o que muda com o enquadramento dos rios

Ms. Allan de Oleiro Mota / Instituto Mineiro de Gestão das Águas de Minas Gerais, que compartilhou como funciona o enquadramento da água em MG.

O evento contou com mais de 60 participantes on-line, entre membros do Comitê Cubatão e Madre, a Presidenta Morgana Eltz, professores, estudantes e membros da comunidade. Agradecemos a todos os palestrantes e pessoas envolvidas na organização e realização do evento!

Os participantes devem realizar ainda mais 1h30 de atividades assíncronas antes de receber o certificado da capacitação.

Acompanhe as notícias do Comitê Cubatão e Madre e saiba mais sobre o processo de Enquadramento da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão e Rio da Madre.