Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Diagnóstico sobre as matas ciliares das Bacias do Rio Cubatão e do Rio da Madre é apresentado na reunião da Granfpolis

12/11/2023

Aconteceu, no dia 31 de outubro, a apresentação de resultados do estudo "Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos cursos hídricos dos municípios da Granfpolis", realizado pelo Instituto Água Conecta @‌aguaconecta - Entidade Executiva do Comitê Cubatão e Madre.

O diagnóstico teve como objetivo mapear o uso do solo nas matas ciliares da região. Com estes resultados, será possível identificar áreas prioritárias e planejar e buscar recursos para a recuperação das matas ciliares degradadas, direcionando esforços do Comitê Cubatão e
Madre. As matas ciliares são formadas pelas florestas ao longo dos cursos d'água, massas d'água e nascentes, sendo Áreas de Preservação Permanentes (APPs), fundamentais para garantir a qualidade e quantidade de água da Bacia Hidrográfica dos Rios Cubatão e Madre.

Participaram do evento o Secretário Executivo do Comitê Cubatão e Madre, Rafael Ulyssea, representante da Prefeitura Municipal de Garopaba; a Presidente do Comitê Cubatão e Madre, Morgana Eltz; a representante suplente do Comitê Cubatão e Madre, Marilu Matielo, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento — Aris, ; e ainda, a representante da Secretaria de Meio Ambiente de Santo Amaro da Imperatriz, Júlia Cardoso Voger.

Os resultados do estudo apresentado são de acesso público e em breve serão disponibilizados pelo Comitê Cubatão e Madre aos interessados.

Acompanhe as informações do Cubatão e Madre e saiba mais sobre os estudos realizados e próximas ações do grupo.