Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Projeto Produtor de Água na bacia do Rio Cubatão é discutido por entidades e instituições da região Destaque

13/06/2023

Aconteceu no dia 06 de junho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz uma importante etapa para a consolidação do projeto O Produtor de Água na bacia do Rio Cubatão. Participaram deste encontro representantes de instituições convidados a fazer parte do Grupo Gestor do Programa.

Em dezembro de 2022 foi homologado no Diário Oficial do Estado n° 21932, o Acordo de Cooperação Técnica n° 15/2022 entre a ARESC, CASAN e SDE para a implementação do Projeto Produtor de Água (PPA) na Bacia Hidrográfica do Rio  Cubatão, do Rio da Madre e bacias contíguas.  O Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas, é um projeto de conservação e recuperação dos mananciais utilizados para o abastecimento público, que incentiva proprietários rurais a adotarem práticas sustentáveis de uso do solo  para promover segurança hídrica, por meio do pagamento por serviços ambientais. A bacia do Rio Cubatão/SC abastece grande parte da região metropolitana de  Florianópolis, sendo por isso, uma das indicadas como prioritária pelo Estado de  Santa Catarina para implantação do Projeto Produtor de Água. Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, reuniões vêm sendo realizadas entre os signatários para definir ações para a implantação do PPA na  bacia do Rio Cubatão. Após discussões ficou decidido que o projeto deve ser  apresentado aos potenciais parceiros na bacia para que seja estruturado e ampliado  o seu Grupo Gestor.

Participaram do encontro além das instituições signatárias como CASAN, SEMAE e ARESC, potenciais instituições a comporem o grupo gestor como Epagri, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santo Amaro da Imperatriz, Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz, TNC, Polícia Militar Ambiental, Comitê de Bacia Hidrográfica do Cubatão e Madre entre outras instituições.