Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Comitês de Bacia Hidrográfica participam de atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente

03/06/2012
Palestras, gincanas, educação ambiental para alunos da rede pública de ensino em torno do tema proposto pelo programa da ONU marcam a celebração mundial em SC
Nesta terça-feira (5/06) o Dia Mundial do Meio Ambiente será de atividades das quais participam alguns dos comitês de bacia hidrográfica de Santa Catarina, envolvendo as comunidades locais nas quais atuam. Em 2012, o Brasil sediará as comemorações, conforme definiu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) , em fevereiro último. O argumento da ONU é de que o país com uma das economias que mais rapidamente crescem no mundo é uma referência também em desenvolvimento sustentável. O tema do WED (sigla em inglês do Dia Mundial do Meio Ambiente) será “Economia Verde: ela te inclui?”. Gincanas, palestras, mutirões e outras ações que visam a mobilização das pessoas em todo o País em torno da reciclagem do lixo, do uso consciente de recursos naturais e da preservação do meio ambiente formarão a programação.
Na quarta-feira, 6/06, o governo de Santa Catarina apresenta à sociedade e à imprensa o que será levado para a Rio + 20. “Este encontro mostrará à sociedade que o Governo de Santa Catarina está alinhado aos mais modernos conceitos de sustentabilidade e inovação, e trabalha para colocá-los prática”, adiantou Paulo Bornhausen, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que fará a introdução do encontro. O evento é realização da SDS, por meio do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC). O Encontro SC na Rio+20 acontecerá, a partir das 10 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.
O Comitê do Rio Timbó abrirá o dia com uma palestra sobre Água e Meio Ambiente. No dia 8 de junho acontecerá a campanha Vamos Cuidar do nosso Meio Ambiente, em Santa Cruz do Timbó, com ações de conscientização para essa comunidade. Até o dia 13 de junho, peças teatrais e gincanas farão a programação nas localidades de abrangência do Comitê de Bacia. Como no ano passado, o Projeto Paês (Projeto de Preservação Ambiental e Economia Sustentável)realizará uma série de atividades educativas no município de Caçador com o apoio do Comitê de Bacia do Rio do Peixe, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fatma. Nesta terça (5/06) o Dia D da Univille Verde terá a participação dos integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão Norte e Cachoeira, das 8:00 às19:00, no Bloco C da universidade. Das 10:00 às 15:00, o Comitê participa da Semana Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), no Centro de Joinville e, às 19:00, do debate sobre o futuro do rio Cachoeira, promovido pelo jornal A Notícia, no auditório da Univille.
O Comitê do Rio Camboriú promoverá, no dia 18 de junho, a pescaria de lixo no Rio Camboriú. A ação será executada pelos alunos do curso de Controle Ambiental do Instituto Federal Catarinense –campus Camboriú, que tem cadeira cativa como membro do Comitê. “Os alunos farão uma pescaria do lixo encontrado no Rio Camboriú e, como material recolhido, construirão uma instalação, que ficará exposta para a comunidade. Toda a atividade será filmada para a realização de um curta-metragem”, conta Roberta Raquel, professora responsável pela atividade, que poderá ser acompanhada pela comunidade.
“A atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica nos municípios tem sido também para a mobilização da comunidade e de todos os agentes sociais inseridos no processo de gestão dos recursos hídricos. A educação ambiental é um instrumento necessário para essa finalidade”, afirma o diretor de Recursos Hídricos, Edison Pereira de Lima.
Em Santa Catarina as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente começaram desde o final da semana. Em Santo Amaro, na Grande Florianópolis, o Rotary Club e o Comitê da Bacia do Rio Cubatão Sul distribuíram mudas de espécies nativas da região para a população , no sábado (2/06). A V Feira Municipal do Meio Ambiente, para a pré-escola e alunos até o 4º ano da rede pública de Águas Mornas, e o III Seminário de Educação Ambiental, para os alunos da 5ª a 8ª série reuniram, nos dias 1 e 2 de junho não somente os alunos, mas os pais e educadores em torno do tema “Lixo”, abordado em atividades, concursos de redação e orientações sobre como tratar esse problema gerado pelo consumo. O evento exibiu a História das Coisas , o documentário de 20 minutos, de Annie Leonard, sobre a origem dos produtos, seu destino e o impacto que pode causar no planeta.