Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Levantamento Aerofotogramétrico de Santa Catarina foi tema de painel no X Congresso de Municípios da FECAM

22/04/2012
Nesta sexta-feira (20/04) a Diretoria de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) apresentou o projeto de Levantamento Aerofotogramétrico de Santa Catarina no X Congresso de Municípios da FECAM, no Centrosul, em Florianópolis.
O painel conduzido pelo engenheiro Cartógrafo, Thobias Furlanetti, responsável pelo projeto na DRHI abordou a forma de coleta de dados realizada entre 2010 e 2012, que servirá para gestão territorial sustentável dos municípios. “São informações precisas, de qualidade e alta credibilidade para que as prefeituras possas embasar as ações públicas”, argumentou o engenheiro.
Com os dados espacias integrados, resultantes desse levantamento em padrões internacionais, o Governo de Santa Catarina colocará à disposição dos gestores públicos municipais as informações necessárias para que realizem ou atualizem seus planos diretores, de saneamento e rurais, além de fornecer subsídios para a prevenção de enchentes e deslisamentos. Outro aspecto ressaltado na apresentação da DRHI aos 293 prefeitos e demais gestores públicos presentes no Congresso de Municípios é o fato de que estes dados ficarão disponíveis futuramente pela Internet e pelo sistema de banco de dados da SDS, que poderá ser acessado com senhas que serão concedidas às prefeituras. “O Governo do Estado oferecerá uma capacitação online, por meio desse sistema online e também faremos treinamentos nos municípios, em parceria com os Comitês de Bacia Hidrográfica para as associações de municípios e profissionais das prefeituras”, afirmou Thobias Furlanetti, que integra o Levantamento Aerofotogramétrico ao SC Rural, o programa que visa o aumento da competitividade da agricultura catarinense também pela gestão dos recursos hídricos. “As imagens capturadas nesse levantamento permitem a identificação da hidrografia catarinense para subsidiar os planos de bacia e a gestão dos recursos hídricos no estado”, explicou o engenheiro.