Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

COMITÊ CUBATÃO FORTALECE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS Destaque

10/08/2016

O projeto de fortalecimento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão vai se concretizando aos poucos, em cada tomada de decisão, pensando coletiva e democraticamente as razões da existência e funcionamento de um Comitê de Bacias. Na tarde desta segunda-feira, 8/8, os membros da diretoria e corpo técnico do Comitê Cubatão se reuniram, em Santo Amaro da Imperatriz, para definir ações no âmbito da Bacia Hidrográfica. Entre outras questões o enfoque na visita técnica ao Rio Cubatão, bem como a preparação para a Assembleia Geral – talvez, o momento mais importante na consolidação das metas e objetivos de um comitê de bacia hidrográfica.

Na pauta, a reunião teve como objetivo debater: a Premiação Concurso Comitê Cubatão em Águas Mornas, que tem data para ocorrer na quarta-feira, 17/8. A premiação vai prestigiar poetas e poesias vencedoras; a Entrevista para Rádio Termal FM que vai ao ar nesta sexta-feira, 12/8, enfatizando o papel do Comitê Cubatão para gestão das águas na região. A entrevista também vai lembrar a 2ª Maratona Fotográfica em curso, e a Assembleia Geral Ordinária que vai ocorrer em novembro. Entre outros temas debatidos ficou definido: a confecção de camisetas e o vídeo institucional como peças publicitárias, e de comunicação com a Bacia Hidrográfica. Além do agendamento de uma visita técnica ao Rio Cubatão, o Comitê ainda vai mobilizar palestras em escolas, reuniões em municípios membros, e o Dia da Árvore.

A ação do Dia da Árvore já conta com a doação de 220 mudas de árvores nativas, além da identificação de áreas para plantio às margens da BR-282. A ação deve ser realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz e a comunidade escolar.

Participaram da reunião: Sandra Michel, Presidente, Patrice Barzan, Secretária Executiva, Rafael, biólogo e Consultor Técnico SC Rural, além dos técnicos: Aline Tomazi, bióloga, Tiago Martins, engenheiro, Caroline Proença, secretária, e Letícia Scoz, engenheira ambiental.