Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

6ª Reunião da Comissão Consultiva do Comitê Rio Cubatão Destaque

03/08/2016

Em um comitê de bacias, fórum ou parlamento das águas, qualquer assunto é debatido entre os membros do comitê. Essa ferramenta democrática, e que permite maior aprofundamento e amadurecimento das decisões conta, no âmbito do comitê de bacias, com duas instâncias importantes: as reuniões da comissão consultiva; e as assembleias gerais ordinárias. Eventualmente, a pedido dos membros do comitê é possível também ocorrer reuniões extraordinárias. Nesta segunda-feira, 1/8, no período da tarde, aconteceu a 6ª reunião da comissão consultiva do comitê Rio Cubatão.

O encontro ocorrido no Auditório da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz teve como pauta: 1. Relatório de participação do Comitê Cubatão no ENCOB 2016; 2. Informes sobre ações do Plano de Trabalho; 3. Informe prestação de contas 1º semestre 2016; 4. Preparação para 2ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê Cubatão.

Atuação socioambiental
No que se refere a participação do Comitê Cubatão no Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas, o Encob 2016, verificou-se a importância da troca de experiências e avaliação da gestão hídrica pelos Comitês do Brasil. O Encob é um dos encontros mais importantes em escala mundial para debater as experiências exitosas dos comitês de bacias no Brasil, com reflexo na melhoria da gestão dos recursos hídricos. Representaram o comitê, em Salvado-BA, em julho deste ano no Encob, a Secretaria Executiva do Comitê Patrice Juliana Barzan, e o técnico Rafael Roma, biólogo.

O Plano de Trabalho do Comitê Rio Cubatão vem desenvolvendo diversas ações: a organização da 2ª Maratona Fotográfica; o Seminário Desafios à Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável; o Curso de Multiplicadores Ambientais em São Pedro de Alcântara; além da preparação de palestras nas escolas, materiais gráficos e audiovisuais, e um plano de mídia. Estas ações estão programadas para o segundo semestre de 2016.

A reunião também apresentou um informe da prestação de contas do 1º semestre 2016, e observou a importância da preparação para 2º Assembleia Geral Ordinária do Comitê Cubatão. A assembleia geral tem data marcada para o próximo dia 15/08, às 14 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz.

Marcaram presença na 6ª reunião ordinária do Comitê Cubatão: Sandra Eliane Michel, presidente do comitê; Gerson Luiz Gesnner (EPAGRI); Rosa Maria Rupp (Instituto Recriar a Vida); Edson Ricardo Rachadel (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz); Jean Carlos Zimmermann (Associação dos Mineradores de Areia da Bacia do Cubatão AMBC); Rafael Pasin Consultor Técnico Programa SC Rural; além da equipe técnica: Tiago Manenti Martins, Aline Luiza Tomazi, Alessandra dos Anjos, Caroline Proença e Letícia Scoz.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177-SC).